Pilotos do GRAESP iniciam formação IFR

Seis comandantes de Aeronaves do GRAESP do Pará iniciaram nesta segunda-feira, 21 de outubro de 2013, em uma escola de aviação, localizada na cidade de Ipeúna-SP, a formação completa de IFRH, visando o recebimento da aeronave EC 145, adquirida este ano, pelo Governo do Estado, com previsão de entrega para abril de 2014.

ifr1

O formação contemplará a parte Teórica e Prática de IFR com simulador, na mesma Escola de Aviação, no período de 21 de outubro de 2013 à 30 de janeiro de 2014. Posteriormente, os pilotos seguirão para a adaptação ( Ground School e Check ) no novo helicóptero biturbina EC 145, completando, assim, a formação.

O reaparelhamento da frota do GRAESP e o treinamento dos pilotos é fruto da política de capacitação, especialização e atualização continuada do Governo do Estado, através do Sistema Integrado de Segurança Pública implantado pela SEGUP-PA, visando abranger toda a extensão do estado e proporcionar melhor prestação de serviço à sociedade paraense.

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará – GRAESP, está subordinado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, sendo seu quadro de pessoal oriundo do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e da Coordenadoria de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiro Militar, ambos extintos após sua criação, porém funciona de forma integrada, com componentes das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros Militares.

ifr2

Atualmente, o GRAESP mantém o serviço aéreo de Segurança Pública e de Defesa Civil em mais três municípios, além da Base Belém, através das bases avançadas de Altamira, Marabá e Santarém, todas possuidoras de uma aeronave AS 350 B2 (Esquilo).

Sua frota atual é de seis helicópteros, 5 modelos AS 350 B2 (Esquilos) e 1 modelo EC 130 (B4), e 1 avião moto planador, modelo Super Ximango. Entretanto, mais aeronaves foram adquiridas, como: 1 avião Caravan, 2 helicópteros AS 350 B2 (Esquilos), 1 helicóptero para treinamento, Sikorsky 300 Cbi (Schweizer) e o helicóptero bi-turbina EC 145, que é fruto do convênio entre Governo do Estado e a Norte Energia S.A. , no município de Altamira, onde há a participação do Consórcio de Construção da Hidrelétrica de Belo Monte (CCBM).

“O GRAESP vem buscando se profissionalizar de forma sistêmica, em concordância com as políticas públicas do Governo do Pará, visando proporcionar mobilidade e pronto atendimento às demandas institucionais e especialmente o alcance do interior, garantindo à sociedade paraense a disponibilidade de plataformas aéreas em seu benefício, na melhor e mais eficaz prestação do serviço”. TC Gonçalves – Diretor do GRAESP.

ifr4

3 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS! EXCELENTES PROFISSIONAIS QUE ESTÃO SEMPRE BUSCANDO NOVOS DESAFIOS E SÃO EXEMPLO PARA SEUS COMPANHEIROS DE TRABALHO! SUCESSO A TODOS!!

  2. Parabéns pelo grande salto de qualidade da aviação do GRAESP/PA com a direção do TC Gonçalves, que proporcionou o desenvolvimento das atividades com organização e profissionalismo. Novos horizontes com a aviação de instrumentos…. Parabéns,,, bons voos,,, tamo junto comando….

  3. Cmt Gonçalves.. vosmicê tem feito muita falta a nossa aviação de segurança pública e defesa civil nacional. Boa sorte e parabens pelas inciativas exitosas no estado do Pará. A luta continua sempre. .
    TC LAZARO MONTEIRO
    PMBA

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

5 + nove =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários