Pilotos do GRPAe realizam recheque de King Air B200 GT nos EUA

O Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo (GRPAe), buscando sua adequação à nova legislação da ANAC para revalidação de Certificado de Habilitação Técnica (CHT), em aeronave Tipo, que possua simulador de voo nível “D” homologado pela ANAC, teve na semana de 13 de Maio de 2013, os primeiros pilotos submetidos ao treinamento Recurrent e Check Ride- Type Rating, o Major Alexandre Atala Bondezan e o Capitão William de Barros Moysés.

Pilotos do GRPAe realizam recheque de King Air B200 GT nos EUA

O treinamento e revalidação de tipo da aeronave, matrícula PR-ESP, pertencente à frota do GRPAe, ocorreu nos Estados Unidos da América, na cidade de Wichita, no Centro de treinamento da Flight Safety, localizado em espaço interno da fabricante da aeronave, a Beechcraft.

O Recurrent foi composto de 16 horas/aula de revisão de Ground School e 12 horas em simulador, sendo 6 horas no assento do piloto em comando (PIC) e 6 horas no assento do segundo em comando (pilot monitoring).

Pilotos do GRPAe realizam recheque de King Air B200 GT nos EUA

A Flight Safety tem como opção para os pilotos em Recurrent o sistema de avaliação progressiva, onde o instrutor e examinador credenciado pela FAA e pela ANAC, a cada dia de treinamento, avalia os quesitos constantes na PILOT EVALUATION FORM / FAP 02 – CHECK RIDE – TYPE RATING, disponível em uma versão mais nova que a deles, na própria página da ANAC, onde todas as emergências e procedimentos normais da aeronave são treinados e avaliados, proporcionando, principalmente, um elevado nível de proficiência aos instruendos.

Na avaliação dos pilotos do GRPAe, Maj PM Bondezan e Cap PM Moysés, o treinamento Recurrent conciliado com o sistema de avaliação progressiva e com a revisão de Ground School, trouxe grande proveito, na medida que os conceitos teóricos são reavivados paralelamente à execução das manobras e, o temido “recheque” com examinador americano, acaba tendo uma roupagem de treinamento, sem no entanto, deixar de cumprir rigorosamente os requisitos a serem avaliados pelas regras da ANAC.

Pilotos do GRPAe realizam recheque de King Air B200 GT nos EUA

Fonte: GRPAe

9 COMENTÁRIOS

  1. Meus caros amigos Maj. Bondezan e Cap. Moyses.
    A cada emoção que vocês sentem, a repercussão é imediata nos meus sentimentos. Me emociono da mesma forma a cada vez que tenho a oportunidade de saber de seus avanços e capacitações proficionais.
    Sempre irei torcer por vocês, sabedor eu da capacidade de aprendizado e evolução dessa dupla que eu sempre soube que iria dar certo.
    Abraços aos dois amigos e fico na espera para mais notícias maravilhosas como essa.
    Hilton.

  2. O conceito de Segurança Operacional se sustenta em 3 defesas: Regulamento, Tecnologia e Treinamento. A atual gestão do GRPAe-SP busca constantemente a aplicação desses três conceitos, e essa oportunidade de atuação no simulador de avião, modelo King Air, certamente é apenas um exemplo, o que agregará conforto e segurança aos pilotos envolvidos para o desempenho das diversas missões desempenhadas pela Unidade.
    Parabéns, Comandantes!!!! São merecedores!!!

  3. Parabéns aos Comandantes da PM de São Paulo! É sempre bom ver as organizações policiais investindo no treinamento e qualificação de suas tripulações! Forte Abraço!

  4. Importante e necessário que os treinamentos alcancem todos os Aeronavegantes. A diversidade de modelos impõe atenção do Comando com a proficiência de todos os operadores. A formação qualificada independe da atividade executada. Parabéns ao Comando pela disposição e compromisso de propiciar o adestramento necessário e ao Maj PM Bondezan e Cap PM Moysés, meus cumprimentos pela conquista. É São Paulo voando nas proficientes e seguras Asas do Grupamento de Radiopatrulha Aérea.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

três × 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários