- Anúncio -

Paraná – Nessa semana, o efetivo operacional de todo o Estado do Batalhão de Operações Aéreas (BPMOA) e as tripulações de operadores de suporte médico (enfermeiros e médicos) da Base Leste do BPMOA, em Curitiba, participaram de treinamentos especiais no Manancial da Serra, em Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba.

Os exercícios aconteceram em ambiente aberto e começaram na segunda-feira (23) e terminam neste sábado (28). Os treinamentos são promovidos regularmente para que os profissionais estejam prontos para dar suporte às equipes da PM e do Corpo de Bombeiros em operações, radiopatrulhamento aéreo, resgates e remoções aeromédicas, entre outras ações durante todo o ano, principalmente, no período de verão.

YouTube player

Policiais e bombeiros militares, entre pilotos e operadores aerotáticos; e médicos e enfermeiros que são operadores de suporte médico SESA/SAMU que atuam no BPMOA participaram das instruções, preparadas de forma o mais semelhante possível com a realidade que os profissionais vão encarar no atendimento das ocorrências.

As tripulações treinaram o embarque a baixa altura, isto é feito em terrenos que não permitem o pouso adequado, como nas praias, montanhas e encostas; o rapel, quando operadores aerotáticos e operadores de suporte médico precisam ser infiltrados em locais de difícil acesso para equipar a maca e retirar a vítima do local através do Mcguire ou do embarque a baixa altura.

Os profissionais também tiveram instruções de helocasting, lançamento de operador na água para salvamento; ambientação nos meios aquáticos quando a vítima precisa ser equipada com o sling (tipo de boia aquática); e a utilização de helibalde, que é comum de ser usado no combate a incêndios.

Segundo o Tenente Coronel Julio Pucci, comandante do BPMOA, “todas as instruções operacionais são conduzidas pelos instrutores do BPMOA e por oficial de segurança de voo, visando a padronização operacional e aumento da consciência situacional.”

Para ele o treinamento aumenta a proficiência e segurança de voo e melhora a execução das missões desenvolvidas pelo BPMOA, tanto na Base Litoral, como na Base Leste, em Curitiba; Base Norte, em Londrina e Aeromédico nos Campos Gerais, em Ponta Grossa.

Nas próximas semanas também está previsto treinamento com a equipe médica que irá atuar na Base BPMOA Litoral no Verão Paranaense.

“O objetivo do BPMOA com esses treinamentos de rotina é profissionalizar cada vez mais as equipes para que não ocorra nenhum erro durante o voo, pois na aviação pode ser um único erro que leva a um grande desastre. Então preparamos pilotos, operadores aerotáticos e operadores de suporte médico, para que todos tenham conhecimento, treinamento e qualidade ao fazer o seu trabalho”, complementou o tenente Maikon Venâncio Correa, oficial de Relações Públicas da unidade.

- Anúncio -