Polícia Ambiental e GRAer/PR realizam ação conjunta para combater soltura de balões

Conforme a legislação ambiental vigente, a soltura de balões é considerada crime e pode causar detenção aos que praticaram de um a três anos além de uma multa que varia entre um e dez mil reais. Nesse sentido, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) intensifica ações de cunho preventivo contra a soltura de balões por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e outras unidades como o Grupamento Aéreo (Graer), sobretudo durante os meses de junho e julho, costumeiros pelas realizações de festas caipiras.

“Outro fator que motiva a Polícia Militar (PM) a realizar ações para repreender esta prática é o clima típico dos meses de outono e inverno, que têm ar seco e poucos ventos”, disse o Comandante do BPAmb, Tenente-Coronel Daniel Jacinto Berno. Neste domingo (12) houve mais uma atividade realizada pela PM no intuito de proteger a população e o meio ambiente contra os perigos da soltura de balões. Para Berno, é importante a atuação da comunidade em conjunto com a PM.

“As informações da população são valiosas para a identificação de criminosos. O disque denúncia 0800 643 03 04 é gratuito e as pessoas não são identificadas”, diz. Os trabalhos deste domingo aconteceram com o auxílio do Graer, que utilizou o helicóptero da PM Falcão 3 para sobrevoar várias regiões de Curitiba. Desde o início do mês o BPAmb realiza operações específicas contra a soltura de balões; no último dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente houve a prisão em flagrante de 10 pessoas e a apreensão de um balão de 12 metros de comprimento. O trabalho aconteceu em Campo Magro e contou com a participação de policiais militares da Companhia de Eventos, comandada pelo Capitão Wágner Lucio dos Santos.

A escolha dos pontos das operações se deveu justamente à participação da comunidade por meio das denúncias e também pela atuação dos policiais militares de Agência Local de Inteligência (ALI) do BPAmb. Nenhuma prática ilícita foi constatada durante a Operação deste domingo, o que reforça a eficácia do patrulhamento ostensivo da PM. O Subcomandante do BPAmb, Major Adilson Luiz Correa dos Santos, que participou da Operação, comentou o trabalho dos policiais militares. “Nossa missão preventiva foi cumprida com êxito, não havendo a soltura de balões neste domingo, graças ao empenho dos policiais militares do Grupamento Aéreo e Batalhão de Polícia Ambiental”.


Fonte: Por Marcia Santos, Jornalista PMPR.
Imagem: BPAmb/Graer


Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

5 × 3 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários