Santa Catarina – Na manhã de sexta-feira (21), no Centro de Eventos de Chapecó, a Polícia Civil de Santa Catarina, através do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER-FRON), assinou convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste Catarinense (CIS-AMOSC).
Com o convênio, o helicóptero da Polícia Civil atenderá municípios participantes do CIS-AMOSC e receberá mensalmente aporte financeiro de 29 mil reais. O médico e coordenador do SARA, Alexsandro Rosa, destaca que o recurso será destinado a comprar materiais e estruturar cada vez mais o serviço que é prestado na região. “Já temos projeções para comprar uma incubadora neonatal específica para helicóptero e outros equipamentos de UTI”.
Atualmente o CIS-AMOSC conta com 53 municípios filiados para atender uma população de mais de 562 mil habitantes, e nesse convênio 50 municípios aderiram e participarão do rateio, além de Chapecó. O Delegado Albert Silveira, piloto e coordenador do SAER-FRON, comentou que as tratativas iniciaram em 2019, quando foram apresentados os dados de atendimentos que já vinham contemplando os municípios que fazem parte do CIS-AMOSC.
Desde 2015, a Polícia Civil mantém parceria com o município de Chapecó, que passou a fornecer uma equipe de saúde para atuar integrada nos resgates aeromédicos. Iniciou-se o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (SARA), formado por médicos e enfermeiros que tripulam o helicóptero AS350B2 do SAER.
Esse serviço é empregado no período diurno e nas ocorrências de maior gravidade no extremo oeste de Santa Catarina. As atividades do SARA já somam mais de 1.200 missões nos mais diversos atendimentos, especialmente em ocorrências como acidentes de trânsito, acidentes de trabalho e transferências de urgência no município de Chapecó e demais municípios do Extremo Oeste.
Desde o início das atividades do SAER-FRON, em julho de 2014, já voaram 3 mil horas em mais de 2.500 missões policiais e de resgate.