Paraná – Nos dias 29 a 31 de maio, a Escola Superior de Polícia Civil (ESPC) do Paraná recebeu médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) de todas as regiões do Estado do Paraná para o curso de Atendimento Pré-Hospitar (APH) em Combate, que aconteceu em Curitiba.
O curso foi ministrado pelo médico e investigador, Dr. Sergio Maniglia, do grupo TIGRE da Polícia Civil-PR, com monitoria de outros policiais pós-graduados em APH em Combate. Dentre os participantes, estava o diretor de enfermagem do Consórcio Intermunicipal SAMU Oeste (CONSAMU), Carlos Augusto Pereira.
O curso ministrado foi de manuseio básico de armas de fogo e de instrução de MARC 1, que é o protocolo a ser utilizado em ambientes de conflito armado. O objetivo foi treinar profissionais dos Serviço de Atendimento Pré-hospitalar em atendimento conjunto com forças policiais em ambiente de conflito, bem como o uso de técnicas e procedimentos específicos para atendimento das vítimas de áreas conflagradas, preocupando-se com a segurança da equipe e a retirada rápida do local hostil.
Além desse curso, a ESPC já formou mais de 60 policiais em Atendimento Pré-Hospital (APH) em Combate no mês de maio. As próximas turmas já estão quase completas, com vários policiais aguardando na lista de espera devido a importância e repercussão do curso.