Polícia Civil/AM e Ibama promovem nivelamento de procedimentos para tripulantes de helicóptero

Em iniciativa conjunta da Polícia Civil do Amazonas, Corpo de Bombeiros e outras instituições de segurança atuantes no Estado, instrutores da Coordenação e Monitoramento de Operações Aéreas (Coaer) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ministraram no dia 05/07 um nivelamento de procedimentos para tripulantes operacionais de helicóptero, visando normatizar as ações entre pilotos e tripulantes durante operações aéreas.

PCAM e IBAMA

A atividade foi realizada na base do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) e pela primeira vez foi promovida no Amazonas. Para o delegado Sinval Barroso, piloto integrante do Departamento de Operações Aéreas (DOA), que está sendo criado pela Polícia Civil, a iniciativa vem para somar com as atividades desenvolvidas pelo departamento. “É uma forma de aproximar as instituições pelo bem comum que é o combate à criminalidade, visto que em diversas situações precisamos estar em contato com outras corporações e este é um excelente canal para esta aproximação”, destacou o delegado.

A instituição já possui delegados aptos a comporem este departamento. Para garantir a total qualidade do DOA, a Polícia Civil incentiva a participação destes integrantes em cursos e palestras de capacitação, visando gabaritar ainda mais o Departamento. Recentemente, investigadores do Grupo FERA estiveram no Maranhão, onde participaram de um treinamento no Grupo Tático Aéreo da Secretaria de Segurança daquele Estado, que também os capacitou a operar equipamentos especiais em helicópteros.

Participaram representantes do Departamento de Operações Aéreas (DOA) da Polícia Civil e Grupamento Aéreo (Graer), que tem integrantes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Amazonas e integrantes da Polícia Rodoviária Federal. Pilotos e tripulantes se dividem entre delegados e investigadores da Polícia Civil e oficiais das forças militares.

PCAM e IBAMA 2

O delegado Fábio Martins, do Grupo Fera da Polícia Civil, explica a atividade: “Cada Estado da Federação possui uma doutrina de aviação. O Ibama, por atuar em todo o território nacional, demanda tripulantes de cada Estado, que precisam estar alinhados com a doutrina e nomenclaturas utilizadas pelo órgão. Visando este alinhamento, decidimos promover este encontro, convidando outras instituições a participarem conosco para expandir estes conhecimentos”.

As instruções ocorreram durante todo o dia e garantem, após os procedimentos, que todos os participantes estejam certificados a serem convocados para operações em conjunto com o Ibama. “Estamos atuando conforme recomendações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que instruiu a padronização e o nivelamento de todos os procedimentos operacionais junto aos tripulantes que estejam envolvidos direta ou indiretamente nas ações do Ibama”, disse Wilson Cardoso, Chefe de Tripulação da Coaer.

Presente no encerramento, o delegado-geral adjunto, Mário Aufiero, exaltou a participação dos policiais no encontro. “Encontros como este são de suma importância no ganho de conhecimento dos servidores da Polícia Civil. Hoje temos um corpo de pilotos e tripulantes que está preparado e cada vez mais gabaritado para defender a população da criminalidade, tanto em áreas urbanas, como em áreas rurais e de mata fechada. Este encontro vem a enriquecer ainda mais o potencial de nossos profissionais”, destacou Aufiero.

Fonte: Portal do Zacarias

7 COMENTÁRIOS

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

17 − nove =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários