Polícia de Ontário/Canadá movimenta helicóptero de região e é cobrada pela comunidade

Esse comunicado da Polícia da Província de Ontário no Canadá, publicada em 05 de maio de 2015, mostra a problemática de se movimentar uma aeronave de uma região para outra por motivos técnicos e que os problemas de manutenção e disponibilidade são comuns em todo o mundo. Pelo que se lê a cultura de aviação/gestão não é conhecida pelas comunidades locais e pelos seus representantes, nem no Canadá e nem no Brasil.

COMUNICADO

Por que a Polícia de Ontário está centralizando a manutenção de seus helicópteros

J. V. N. (Vince) Hawkes – Comissário OPP

Ao mesmo tempo que entendo e sou solidário ao desejo dos moradores da área de Sudbury de manter um dos helicópteros da Polícia da Província de Ontário (OPP) (Canadá) baseado no Aeroporto de Sudbury, preciso esclarecer por que tomamos a decisão de centralizar a manutenção de ambos os helicópteros na nossa Sede Geral em Orillia.

Antes de tudo, a OPP é obrigada a utilizar todos os seus recursos da maneira mais eficaz e eficiente possível para servir todos os ontarianos.

????????????????????????????????????????????????????????????????

Os helicópteros da OPP são recursos provinciais utilizados onde necessário em todas as partes de Ontário: Eles não são designados para um objetivo ou uma região única.  Ao mesmo tempo que as operações de busca e resgate consomem aproximadamente 70 porcento das suas horas de voo, os helicópteros também são usados em esforços de erradicação de drogas e para transportar rapidamente as equipes especializadas, como a Equipe de Resposta a Emergências da OPP.

A OPP toma todas as decisões operacionais cuidadosamente após uma revisão completa e com a segurança pública reforçada como a prioridade máxima: Estudamos com cuidado o uso dos helicópteros assim como as necessidades passadas e projetadas para os serviços de aviação de helicóptero. Tudo indica que as pessoas de Ontário serão melhor atendidas se a manutenção dos helicópteros da OPP for centralizada em Orillia.

Entre maio de 2011 e setembro de 2014, 75 porcento das chamadas de serviço aos helicópteros da OPP foram para as regiões do sul da província. Durante esse mesmo período de tempo, o helicóptero baseado em Sudbury voou ao norte de Sudbury 162 vezes e ao sul de Orillia 185 vezes, enquanto o helicóptero baseado em Orillia voou ao norte de Sudbury 30 vezes e ao sul de Orillia 307 vezes.

Trata-se de melhorar o serviço para toda a província, incluindo a área de Sudbury: Depois que as mudanças forem feitas, os dois helicópteros serão providos de pessoal e estarão disponíveis 365 dias por ano das 6 horas da manhã até a meia-noite. Este é um aumento de oito horas por dia ou cerca de 2.910 horas de disponibilidade marcada por ano. Este aumento é um benefício direto da relocação do helicóptero e das posições dos nossos pilotos.

O tempo ocioso de ambos os helicópteros será reduzido e a segurança melhorada já que o engenheiro sênior está localizado em Orillia e deixará as inspeções mais eficientes. A resolução dos problemas ficará mais fácil com dois engenheiros trabalhando juntos no mesmo local com um reservatório comum de peças de reposição. A comunicação melhorará com a equipe de aviação em um mesmo local e todos estarão mais próximos do suporte técnico do fabricante e do departamento público ‘Transport Canada’.

Os helicópteros da OPP são apenas uma parte dos esforços de busca e resgate: A ordem de busca e resgate da OPP é extensiva e apoiada por: 250 membros da Equipe de Resposta a Emergências (ERT) distruídos por toda a província e especialmente treinados em busca e resgate; 69 gestores de operações de busca e resgate; 29 cães farejadores e cinco cães farejadores de cadáver; 13 mergulhadores de busca e recuperação subaquática; 13 pilotos, dois helicópteros, duas aeronaves de asa fixa e sete veículos aéreos não tripulados.

Além disso, desde janeiro deste ano, a OPP tem alugado um DHC-2T Turbo Beaver do Ministério dos Recursos Naturais (MNR) para apoiar os serviços de policiamento no norte de Ontário. Esta aeronave está localizada em Thunder Bay e é tripulada por pilotos da OPP. Ela pode carregar até seis pessoas e é capaz de pousar na neve, no gelo, em pistas pavimentadas e na água.

A segurança das pessoas na região de Sudbury não será comprometida por conta da relocação: Na realidade, a segurança na região de Sudbury e no resto da província melhorará. O tempo de voo de Orillia para Sudbury de helicóptero fica em menos de uma hora. Com as horas de serviço adicionais, os helicópteros da OPP estarão mais disponíveis para responder às emergências na região de Sudbury.

As condições climáticas são sempre uma questão problemática na aviação e isto não é muito diferente entre Orillia e Sudbury. Inclusive, em 2014, a OPP foi incapaz de responder a 21 chamadas para serviços de helicóptero devido às condições relacionadas ao tempo. Dessas 21 chamadas, 15 foram nas regiões nordestes ou noroestes da província. As seis chamadas restantes afetadas pelo tempo vieram do sul.

A OPP continuará trabalhando com muitos parceiros para fornecer serviços de busca e resgate eficazes ao norte da província: A OPP tem um histórico de mais de 40 anos de trabalho estreito com o MNR e tem usado extensivamente as suas aeronaves baseadas em Dryden, Thunder Bay, Sault Ste. Marie, Timmins, Sudbury e Muskoka por décadas. Todos os locais, com exceção de Sault Ste. Marie, têm um helicóptero do MNR disponível.

Os outros parceiros incluem: A Associação Voluntária de Busca e Resgate de Ontário (OSARVA) que tem 563 membros em 20 equipes por toda a província; a Associação de Aviação Civil de Busca e Resgate (CASARA) que tem 225 membros em nove equipes por toda a província; o Centro de Coordenação Conjunta de Resgate (JRCC) em Trenton; o 3º Grupo de Patrulha Florestal Canadense que tem 695 membros em 20 comunidades em todo o norte de Ontário; e Ontário tem 22 serviços de polícia municipal com programas de busca e resgate.

Gostaria de pedir às pessoas da região de Sudbury e aos seus líderes que considerassem cuidadosamente as informações contidas neste artigo.

A OPP tomou esta decisão tendo em mente os melhores interesses de todos.

Fonte: J. V. N. (Vince) Hawkes – Comissário da Polícia da Província de Ontário

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 × dois =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários