Polícia Militar de Goiás inicia III COA (Curso de Operações Aéreas)

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Ser um Falcão. Este é o objetivo a ser alcançado pelos 31 alunos que iniciaram na manhã desta segunda-feira (13), o III COA (Curso de Operações Aéreas). Os aspirantes a vestirem o macacão verde e fazerem parte do Graer (Grupo de Radio Patrulha Aérea) estão bastante diversificados, sendo 24 policiais militares de Goiás, cinco das polícias militares dos estados de Rondônia, Paraíba, Tocantins, Brasília e dois integrantes do Bombeiro Militar e Polícia Civil de Goiás.

phpfiQKjY

O comandante geral da PM, coronel Sílvio Benedito Alves, compareceu ao evento e ressaltou que a Polícia Militar de Goiás tem sido referência quando se fala em curso de polícia especializada, por isso, foi uma de suas prioridades investir nestas unidades.

“ Quando assumimos o comando geral da PM encontramos uma situação caótica em nossas unidades especializadas. Os integrantes dessas unidades já estavam antigos e não havia sangue novo. A cavalaria, por exemplo, estava quase acabando e a Rotam, entrava com apenas duas viaturas de serviço. Isso mudou, pois autorizamos, por meio de uma portaria, que os policiais militares recém formados poderão fazer o curso das especializadas, além de reaparelhar essas unidades com viaturas e armamentos”, pontuou o coronel Sílvio.

Ao comentar das ações que tem feito em mais de um ano e meio no comando da Polícia Militar, coronel Sílvio ressaltou as promoções por ato de bravura. “Somente neste tempo que estou a frente do comando da PM foram promovidos mais de 350 policiais militares por ato de bravura

coa 2

O comando do Graer aproveitou a oportunidade para agradecer ao 1º sargento Jenésio Jose Mendonça pelos 30 anos de serviços prestados a Polícia Militar do Estado de Goiás, que passa para a reserva remunerada com a certeza de missão cumprida. O sargento possui 18 cursos operacionais, entre eles o COE (Curso de Operações Especiais), o Curso de Tripulante Operacional e o Curso de Salvamento em altura e terrestre.

Palestra

O policial federal Eduardo Maia Betini, atualmente lotado na Coordenação de Aviação Operacional, foi o palestrante escolhido para a abertura do III COA. Com um currículo invejável, Eduardo Maia falou com propriedade sobre fazer um curso de polícia especializada, o papel e o perfil de um policial que se propõe a fazer parte de uma unidade diferenciada e explicou ao público diversos conceitos de polícia moderna.

O ex-professor de Biologia deixou as salas de aula para seguir uma profissão que o desafiasse. “ Um dia escutei que deveria fazer aquilo que me fizesse arrepiar, foi a partir deste momento que descobri que ser profissão não era mais pra mim, mas sim ser policial. Comecei a me dedicar para realizar este sonho e hoje estou aqui, ministrando esta palestra”, disse Eduardo Maia.

coa 4

Em sua explanação, Eduardo Maia não se limitou a falar sobre o seu vasto currículo e a experiência de sobra sobre patrulhamento aéreo. O palestrante chamou a atenção dos alunos do Curso de Operações Aéreas para a importância do treinamento e do conhecimento que irão realizar e adquirir.

“ A formação do policial precisa se basear no que chamamos Triângulo da Competência, nada mais do que três parâmetros básicos: conhecimento, habilidade e atitude. O conhecimento adquirimos com o estudo, a teoria que nos é ensinada. A habilidade, conseguimos com a prática, as repetições, mas a atitude, esta é diferenciada. Só conseguimos a atitude quando somos forjados, quando ocorre a despersonalização. Isso ocorre quando criamos um senso de responsabilidade coletiva e nós deixamos de ser nós mesmos para sermos uma equipe, não apenas um grupo”, explicou Maia.

Sempre dando exemplos e indagando aos alunos, Eduardo Maia enfatizou que fazer parte de uma unidade especializada é algo voluntário e que exige muito do policial, pois se ele precisa entender que não basta apenas ser alguém muito bem preparado se não colocar em prática o que aprendeu. O sentimento de grupo, a necessidade de perder o egocentrismo e entender que existe um bem maior a ser alcançados são lições importantes que os alunos irão aprender ao fazer o COA.

Texto: Sd Gabriella Martins

Fotos: Sd Luiza

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários