Polícia Militar realiza treinamentos com equipe aérea em Joinville

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Santa Catarina – As operações policiais que demandam equipe aérea não são tão frequentes, mas quando acontecem, exigem que a tripulação esteja bem preparada e pronta para agir. Por isso, a 2ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar faz treinamentos periódicos.

Nesta quarta-feira, uma equipe de 18 tripulantes passou por dois treinamentos policiais, na Fazenda Pirabeiraba, na zona rural de Joinville. O espaço em meio à vegetação e bem longe da área urbana é ideal para a segurança e o sucesso dos treinamentos.

treino7

No início da manhã, o capitão Iagã Cota comandou o treinamento de embarque e desembarque da aeronave em baixa altura. Piloto, copiloto e tripulantes precisam estar alinhados nas instruções para que a atividade seja realizada com precisão.

Na prática, o exercício é utilizado em situações em que não há condições de pouso para o helicóptero e os tripulantes precisam descer ao solo. A operação exige habilidade e rapidez.

O treino de tiro embarcado foi a segunda etapa de atividades desta quarta-feira. Nesta fase, os tripulantes precisam acertar o alvo com a aeronave em movimento.

—O tiro é o último recurso utilizado pela equipe, quando houver risco de vida de terceiros ou nossa—, explica o major e piloto Alessandro Machado.

Além de Machado, a equipe da 2ª Cia conta com mais dois pilotos e outros três copilotos. O armamento utilizado neste treinamento é o fuzil MD 97 e a carabina CT.40.

A operação geralmente é solicitada em situações de fuga de criminosos ou quando há um assalto em andamento, por exemplo. Nestes casos, os policiais devem estar atentos a segurança das pessoas no solo e da própria aeronave.

—É preciso estar preparado para se deparar com uma situação de confronto—, salienta o capitão Cota.

Para integrar a equipe de elite, os policiais enfrentam uma seleção rigorosa. A rotina de treinamentos é essencial para garantir o sucesso das operações aéreas. Na semana que vem, os tripulantes participarão de treinamentos de resgate aquático. A preparação faz parte da Operação Veraneio que inicia em novembro.

Confira as fotos:

Fonte: Diário Catarinense.

Fotos: Rodrigo Philipps / Agencia RBS.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários