Primeiras impressões da BRPAe Araçatuba/SP na imprensa

Em operação há pouco mais de uma semana em Araçatuba/SP, o helicóptero Águia da Polícia Militar foi o responsável pela detenção de pelo menos cinco pessoas no município. Segundo o tenente e um dos pilotos da aeronave, Gilberto Trivelato da Silva, o helicóptero entra em operação em até um minuto após ser acionado pelo comando da PM. “Essa é uma das vantagens da aeronave”, destacou o tenente durante entrevista na última sexta-feira (13/05/11).

Entregue no dia 5 pelo governador Geraldo Alckmin, o Águia 20, até quinta-feira (12), já tinha feito pouco mais de cinco horas de atividade preventiva nas cidades de Araçatuba, Birigui e Auriflama. No primeiro dia, foi o responsável pela prisão de três pessoas e apreensão de uma arma de fogo. Ainda durante os sete primeiros dias de operação, o helicóptero acompanhou também fuga de motoristas, com apoio de viaturas em terra e a abordagem de pessoas suspeitas.

“Obtivemos um retorno bastante satisfatório na primeira semana de operação do Águia, tivemos ainda resultados efetivos e positivos, pois além de tudo, aumenta a sensação de segurança da população”, disse o tenente.

Segundo ele, a aeronave ainda não está apta para transporte de pacientes, mas já pode auxiliar em salvamentos e resgates. “Por ora não haverá aeromédico no Águia 20, mas isso não quer dizer que não possa acontecer no futuro”, completou.

O tenente disse que toda a parte administrativa da aeronave é vinculada ao Comando de Policiamento do Interior 10 (CPI-10) e após ser acionado pela PM via rádio ou Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em até um minuto o Águia já pode estar a caminho da ocorrência. “Nós monitoramos o rádio da PM e quando um policial solicita o apoio da aeronave, em questão de segundos nós já estaremos sobrevoando”, afirmou.

Ainda sobre a aeronave, o tenente informou que a capacidade de combustível é de 560 litros, com autonomia de 3,5 horas, a uma média de 200 quilômetros por hora. Para operar o Águia 20, existe uma equipe de mais de vinte pessoas, onde cinco delas são pilotos. Além de auxiliar no patrulhamento, o Águia 20 pode também fazer transporte de órgãos. “É uma ferramenta essencial da atividade da PM”, completou o tenente.


Fonte: O Liberal


1 COMENTÁRIO

  1. Orgulho para nossa cidade! Araçatuba merece!
    mto gratificante ter conhecido os tripulantes… Cap Trivelato, Cap Brandão, Tenente Rufino, Sargento Rissato dentre outros…. são excelentes profissionais!

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

16 + 9 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários