Queda de helicóptero de resgate mata cinco pessoas em Saitama, no Japão

Aeronave com sete passageiros trabalhava no socorro de uma alpinista em montanha. Cinco dos sete passageiros de um helicóptero de resgate japonês morreram neste domingo (25), por volta das 11:00 (hora local) na queda da aeronave em uma montanha em Chichibu (foto), na Província de Saitama, 75 km a noroeste de Tóquio, indicou a polícia. “Cinco deles morreram no acidente”, indicou um porta-voz da polícia.

O helicóptero Eurocopter AS365 N3 Dauphin, prefixo JA31TM (foto abaixo), da Honda Airways Co. voando para a Prefeitura de Saitama, que transportava dois pilotos, três oficiais de segurança aeronáutica e dois socorristas, resgatava uma alpinista de 55 anos que caiu acidentalmente de uma cascata, acrescentou a polícia. “A polícia não sabe em que estado se encontra a mulher”, disse outro porta-voz da polícia, mas informações locais indicaram que seu estado é grave.

Os mortos no acidente: o piloto Akira Matsumoto, 54, o copiloto Shinichi Nishikawa, 32, Yoshimasa Nakagomi, 42, e Kenichi Tobari, 32, ambos funcionários da prefeitura no setor de resgate aéreo, e Atsushi Osawa, 33, membro do corpo de bombeiros local.

O Transportation Safety Board do Japão enviou três investigadores para o local. No vídeo abaixo, o helicóptero de resgate da Prefeitura de Saitama envolvido no acidente (abril de 2008):


Fontes: AFP via Zero Hora / ASN / The Japan Times via Blog Notícias sobre Aviação – Fotos: www.env.go.jp / Masaru Kamikura, postado por Jorge Tadeu da Silva em Blog Notícias sobre Aviação.


4 COMENTÁRIOS

  1. Caros colegas,
    ultimamente temos visto um número considerável de notícias envolvendo queda de aeronaves em operações de resgate, cabe a nós têr-mos como exemplo e continuar sempre em estado de alerta nas operações que nevolve um risco acima do considerado “normal”, e parabéns ao Piloto Policial pelo trabalho de noticiar tais eventos.

    Abraços a todos e que Deus nos abençoe

  2. CORROBORANDO COM O DESCRITO PELO COLEGA ALFREDO ARNAUD, PARABENIZO ESTE SITE PELO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO QUE TEM PRESTADO A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL.
    UM PONTO IMPORTANTÍSSIMO OBSERVADO EM VÁRIAS MATÉRIAS POSTADAS RECENTEMENTE NESTE SITE, SÃO OS ACIDENTES ENVOLVENDO NOSSA AVIAÇÃO, QUER SEJA NO BRASIL OU FORA DELE.
    PARTINDO DA DOUTRINA QUE TODO ACIDENTE TEM UM PRECEDENTE, E QUE PODE SER EVITADO, ROGO AOS COMPANHEIROS QUE LEVEM A SÉRIO A QUESTÃO DE SEGURANÇA DE VÔO, E QUE SEMPRE VOEM “SIPAER”.
    AFINAL DE CONTAS, TODOS QUEREM VOLTAR PARA O SEIO DE VOSSAS FAMÍLIAS AO FINAL DA MISSÃO.
    QUE DEUS PROTEJA A TODOS NÓS !!!
    CAP PMPE ROMILDO.

    • Caro Cap Romildo,

      Acho que essa é a maior contribuição que o site pode proporcionar a comunidade de Aviação de Segurança Pública no Brasil.

      Contudo, sofremos um pouco pela falta de informações dos acidentes e incidentes aqui no Brasil. Enquanto que nos EUA é disponibilizado o relatório preliminar do acidente em questão de dias, por aqui não existe nenhum registro oficial disponível com celeridade, apenas a imprensa, que não tem compromisso em promover uma discussão técnica.

      Mas, o site Piloto Policial está a disposição de todos para publicação e discussão de assuntos relacionados à Segurança Operacional na Aviação de Segurança Pública no Brasil.

      Acredito que as unidades mais antigas de RJ, SP, MG, RS, entre outras, devem ter bastante material interessante de acidentes e incidentes ocorridos quando de sua implantação, e que possivelmente tais fatos podem se repetir com novas pessoas que estão iniciando suas operações.

      O espaço está disponível.

      Abraço

      ALEX MENA BARRETO
      Administrador

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

três × cinco =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários