Relatório final do DOA/DPRF – Enchentes do Rio de Janeiro

Entre os dias 17/01 a 23/01 duas aeronaves do DPRF foram deslocadas para o Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de apoiar as vítimas das enchentes na região serrana. Uma aeronave, originária de Brasília/DF, foi configurada na versão aeromédica, sendo tripulada por servidores do SAMU/DF e DOA/DPRF.

A outra aeronave, originária de Recife/PE, foi configurada na versão operacional, tripulada por servidores policiais da 11ª SRPRF/PE. Foram diversas missões executadas diariamente, as quais descrevemos abaixo:

17/01/2011 – Segunda-Feira

Chegada da equipe no aeroporto de Jacarepaguá às 13h e 30min, ali permanecendo até às 16h e 30min para configuração e montagem do kit aeromédico, o qual foi levado até o Rio de Janeiro utilizando o avião do DPRF.

18/01/2011 – Terça-Feira

Saída da cidade do Rio de Janeiro às 10h e chegada na cidade de Nova Friburgo, no Campo de Operações Aéreas (COA), montado no Estádio Friburguense. Nesse dia não houve solicitação para missão aeromédica. A equipe Aeromédica ficou a disposição no perído noturno no colégio N.S. das Dores, em Nova Friburgo/RJ.

19/01/2011 – Quarta-Feira

Deslocamento da equipe aeromédica para o Distrito de Conquista, para base de operações do BOPE, montada naquela localidade, às 09h e 30min.

Missão de entrega de remédio na localidade de Pilões às 11h e após, missão de atendimneto médico na localidade de Córrego Sujo às 11h e 40min, até então sem acesso pelas equipes de terra. Além da equipe aeromédica, foi transportada para o local a médica Juliana Nada, pediatra, oficial médica da PMRJ. Chegando ao local, foram realizados aproximadamente 30 atendimentos, adultos e pediátricos, até a chegada de apoio de equipes da Secretaria de Saúde de Teresópolis e Cruz Vermelha Brasileira.

Foi realizado levantamento de necessidades de medicações e insumo pela comunidade e após, repassado aos representantes da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. Retorno a base montada pelo BOPE/RJ às 15h e 30min.

Missão de evacuação aeromédica de paciente portador de diabetes e diagnóstico prévio de angeíte obliterante, com suspeita de trombose venosa profunda, de um vilarejo próximo sem acesso por terra, até a base de Conquista, às 16h e 30min.

Retorno do Patrulha 02 para a cidade do Rio de Janeiro às 17h e pernoite da equipe aeromédica no Colégio N.S. das Dores/RJ

20/01/2011 – Quinta-Feira

Missão de evacuação aeromédica de paciente de 72 anos, com quadro de hérnia umbilical estrangulada e fibrilação atrial, procedente do Hospital de Campanha do CBMERJ para o Hospital Universitário Antonio Pedro/RJ.

No transcorrer da missão, para maior agilidade no emprego do equipamento, foi realizado pouso no Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) e entregue aos cuidados do CBMERJ, às 16h e 30min.

Missão de evacuação aeromédica de piloto do exército, vítima de acidente aeronáutico, com trauma abdominal fechado e TCE leve, do COA de Nova Friburgo para o Hospital Central do Exército (HCE), no Rio de Janeiro, às 17h

Retorno do Patrulha 02 para o Rio de Janeiro às 18h e 30min e pernoite da equipe aeromédica do SAMU – DF no Colégio N.S. das Dores/RJ.

21/01/2011 – Sexta-Feira

Aeronave indisponível devido à manutenção corretiva. Equipe SAMU/DF enviada à região de AMPARO, para apoio às equipes de saúde. Não houve atendimento neste dia. Pernoite no Colegio N.S. das Dores/RJ.

22/01/2011 – Sábado

Missão de busca de suposta criança com disenteria grave, na região de Pilões, pela equipe do SAMU-DF em aeronave Esquilo 7085 da Marinha do Brasil, às 09h e 40min. Após inúmeras tentativas de localização, a missão de busca foi abortada. Realizado reconhecimento da área e identificadas e plotadas localidades de difícil acesso e necessidade de água e alimentos pelas comunidades, sendo repassadas as informações ao comando das operações.

Chegada do Patrulha 02 ao COA, sendo realizada nova tentativa de localização às 10h e 30min, sendo indentificado o local e confirmado a inexistência da vítima. Após a assistência médica prestada à pequena comunidade no local não se verificou nenhuma gravidade.

Realizada missão de evacuação aeromédica de paciente de 69 anos com suspeita de AVCI, em protocolo de trombólise, procedente do Hospital de Campanha do CBMERJ para o Hospital Getúlio Vargas – RJ, às 14h e 15min.

Realizada missão de evacuação aeromédica de paciente de 86 anos, vítima de queda da própria altura, com fratura de colo de fêmur, da localidade de SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO, para o Campo da Varzea- Teresópolis, para tratamento cirúrgico, às 17h e 15min.

Retorno do Patrulha 02 para o Rio de Janeiro, às 18h com pernoite no Colégio N.S. das Dores/RJ.

23/01/2011 – Domingo

Último dia de operações no COA de Nova Friburgo. Não houve missão aeromédica. Retorno da equipe do SAMU192-DF junto com o Patrulha 02 para a cidade do Rio de Janeiro, às 17h e 30min.

24/01/2012 – Segunda-Feira

Retorno da equipe Aeromédica para Brasília/DF.


Fonte: DOA/DPRF: Nedes de Aragão de Araújo, Daniel Guimarães, Jazon Charife, Victor Maciel Fernandes da Cunha

SAMU/DF: Rodrigo Caselli, Mônica Libardi


1 COMENTÁRIO

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

três × cinco =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários