Resgate de motociclista em região rural de Joinville/SC

Santa Catarina – No dia 20/05 a Central de emergências acionou a guarnição da 2ª Cia do BAPM/SC para o socorro de um motociclista que sofrera acidente quando praticava MotoCross em um sítio de sua propriedade, no Bairro Itinga, às margens da BR 101.

O local era de difícil acesso para uma ambulância, e por este motivo esse serviço se tornara essencial. Decolaram imediatamente e em 13 minutos estavam pousados em uma área gramada bem próximo ao local onde a vítima estava caída. Rapidamente foi estabelecida a segurança de área para evitar que algum curioso se aproximasse da aeronave com o rotor girando e os dois TOMM, Cb Quadros e Sd Carpes foram até o motociclista caído.

Foi efetuado o corte do motor da aeronave. Os socorristas acessaram a vítima e iniciaram o processo protocolar de avaliação das condições físicas do Sr João Silvério Francenor, de 42 anos. Praticante experiente de MotoCross, com participação em campeonatos importantes da modalidade, estava retornando aos treinos após a recuperação de uma fratura em costelas, e ao que tudo indicava teria sofrido novas lesões no mesmo local.

Avaliação concluída, foi constatada a suspeita de hemorragia interna, luxação de ombro e escoriações diversas, além da dor nas costelas recém recuperadas. Com o apoio de pessoas que trabalhavam na propriedade a maca foi conduzida morro acima até o embarque na aeronave. A decolagem foi feita às 17 horas e vinte minutos com destino ao hospital municipal São José.

Após seis minutos de voo a aeronave já estava realizando a final para pouso no hospital, onde a vítima foi deixada aos cuidados dos plantonistas. Às 17h40min, a equipe pousou na sede da 2ª Companhia do Batalhão de Aviação.

Guarnição de serviço:

  •  Cap Machado, Comandante de Operações Aéreas,
  • Cap Herlon, Comandante de aeronave,
  • Ten R.Machado, Estagiário,
  •  Cb Quadros e
  • Sd Carpes, Tripulantes Operacionais Multimissão.

Fonte/Fotos: BAPM/SC.

1 COMENTÁRIO

  1. Meus cumprimentos aos tripulantes desta bem sucedida missão de resgate e remoção médica. Ações como esta, dando credibilidade e respeito ao longo do tempo aos que enfrentam os riscos de conduzi-las a contento.

    Abraços a todos e bons voos.

    TC BM Rogério.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezesseis + dezoito =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários