São Paulo cede helicópteros para resgatar vítimas no Rio

Dois helicópteros Águia da Polícia Militar, modelos AS350B2, foram enviados, neste sábado (15), pelo Governo do Estado de São Paulo, ao Rio de Janeiro, conforme solicitação do Governo Federal, por meio da Força Nacional, onde prestarão auxílio à população atingida pelas fortes chuvas que castigam a região serrana. Um caminhão abastecido com cinco mil litros de combustível também seguiu para o Rio, visando o abastecimento das duas aeronaves.

O Águia 7, com cinco tripulantes, partiu do Campo de Marte, na zona norte da Capital, por volta das 10 horas. O Águia 10, de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. As aeronaves tiveram como primeiro destino Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e, de lá, seguem para as missões nas regiões mais afetadas. A base de comando do Grupamento Aéreo foi montada na Granja Comary, em Teresópolis.

Ao todo, são dez policiais militares especializados para atuar em situações de risco, como esta. A equipe é composta por cinco pilotos, dois mecânicos, dois tripulantes e um abastecedor. Alguns deles já participaram de outras missões em catástrofes climáticas, como, por exemplo, nos desabamentos e enchentes em Santa Catarina, em 2008.

De acordo com o Tenente Coronel Marco Antônio Severo Silva, comandante do Grupamento Aéreo, os helicópteros vão ajudar em diversas frentes. “Vamos prestar apoio à população local. Nosso objetivo é somar esforços, pois trata-se de uma questão humanitária”, argumentou.

Ajuda aérea
Considerada uma das maiores catástrofes naturais do Brasil, o Rio de Janeiro sofre com as fortes chuvas de verão. A cada dia o número de mortos aumenta provocando ainda mais desespero na população. “Como São Paulo tem uma estrutura completa de Grupamento Aéreo, estamos enviando não apenas os helicópteros, mas também toda a estrutura necessária para que sejam realizadas as missões”, explica Severo.

Segundo o Tenente Coronel, o caminhão disponibilizado, além de abastecido com combustível, foi carregado com galões de água doados pela população de Ubatuba, que atendeu às campanhas feitas pelo Corpo de Bombeiros e Prefeitura.

O Tenente Coronel explicou, ainda, que a segunda aeronave enviada ao Rio de Janeiro integrava a Operação Verão, no litoral norte de São Paulo, mas que a região não foi desassistida, já que outros quatro helicópteros cobrem toda a extensão do litoral paulista.

Reforço com profissionais
Além das aeronaves, o Governo de São Paulo enviou, na sexta-feira (14), um perito criminal e dois médicos legistas para as vítimas das chuvas no Rio de Janeiro. Os profissionais paulistas auxiliarão as equipes do Rio na identificação e liberação de corpos das vítimas das enchentes.

Campanha para arrecadar donativos
São Paulo iniciou uma campanha de arrecadação de donativos para as vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro e em  municípios paulistas, também afetados pelas enchentes.

Os artigos de maior necessidade são materiais de limpeza, higiene pessoal, alimentos não perecíveis e água potável. As doações poderão ser feitas a partir deste sábado (15), nas bases da Polícia Militar e nas unidades do Corpo de Bombeiros instaladas em todo o Estado.

O Fundo de Solidariedade e de Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e a Secretaria de Desenvolvimento Social também organizaram uma campanha de arrecadação. As doações poderão ser feitas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Centro de Esporte, Cultura e Lazer do Parque Estadual Fontes do Ipiranga e na Diretoria Regional de Desenvolvimento Social da Capital.


Fonte: SSP/SP, por Douglas Martins e Valéria Nani.


6 COMENTÁRIOS

  1. FAVOR ENVIAR AO COMANDO DAS OPERAÇÕES ,PRIMEIRAMENTE E UM SONHO E UM DEVER SALVAR VIDAS E AGUIA 7 SABE FAZER COM SUCESSO,FORÇA E HONRA,
    SOU DA DIRETORIA LIGA DE TRAUMA E EMERGENCIA,COORDENADOR DA ENFERMAGEM DA LATRE SAMU-UNIPAC/ ACADEMICO DE ENFERMAGEM SAMU JF MEMBRO DA LIGA DE TRAUMA E EMERGENCIA 2010 e 2011 TECNICO DE ENFERMAGEM SOS-UNIMED/MEDILAR,EXPERIENCIAS:EMERGENCIA HOSPITAL MONTE SINAI E CTI-CIRURGICO SANTA CASA DE MISERICORDIA DE JF.Srs,é com satisfação que me coloco a disposição para ser voluntario sem fins financeiros na base operacional e resgate e salvamento as vitimas da chuvas do RIO e compor minhas habilidades como enfermeiro do ATLS e outros na tripulação da equipe do AGUIA 7 nos procedimentos ou protocolos no local poderam ser regulados pelos médicos via celular ou rádio.aguardo sua resposta.obg pela atenção.

  2. Prezados amigos do site PILOTO POLICIAL:

    Exercendo a função de Coordenador das Operações Aéreas da Força Nacional frente ao estado de calamidade no Rio de Janeiro, consegui total e irrestrito apoio do TC PMESP SEVERO para o deslocamento imediato de suas aeronaves AS350 com tripulação completa para o RJ.

    Para ser justo, o mesmo ocorreu quando solicitei helicópteros das seguintes unidades aéreas:

    1- GRAER DO PARANÁ (TC ARTUR),

    2 -POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO (Dr ROBERTO),

    3 -POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS (CEL LAÉRCIO),

    4 – POLÍCIA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO (MAJ NOVARETTI),

    5 – CIOPAer do MATO GROSSO (MAJ TOMAS),

    6 – GTA do MARANHÃO (Cmte CACO), e

    7 – CIOPAER do CEARÁ (TC MONTEIRO).

    Pude perceber que a AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA é mesmo uma grande família e TODOS, sem exceção, atenderam prontamente o chamado da FORÇA NACIONAL para auxiliar nas tragédias ocorridas em meu estado.

    Por questões estritamente OPERACIONAIS, não pude deslocar mais helicópteros para o Rio de Janeiro pois o espaço aéreo no local da calamidade já está congestionado!!

    No local já estão 2 (dois) AS 350B2 da PMESP, 1 (um) EC 130B4 do GRAER/PR e nesta segunda-feira dia 17/01/2011 chega ao RJ o EC 145 do GTA/MA.

    Se preciso sei que temos AMIGOS PARCEIROS em todo o país e basta um telefonema para que o pessoal já corra para suas aeronaves.

    Muito obrigado a todos os Comandantes que se colocaram à nossa disposição, bem como os outros Comandantes que não foram acionados mas que, COM CERTEZA, também estão prontos para nos ajudar!

    Bons voos a todos!!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ / FN
    AEAP/DFNSP/SENASP/MJ

  3. Na postagem anterior esqueci-me de citar um “pequeno detalhe”:

    A aeronave AS350B2 “NACIONAL 01”, da FORÇA NACIONAL, foi deslocado de Brasília para o RJ na quinta-feira dia 13/01/2011, chegando na capital do Estado na sexta-feira 14/01/2011 e entrando imediatamente em operação na região serrana.

    A tripulação do NACIONAL 01 é composta por:

    Comandante: TC CBMERJ RAMMON DIAS,

    2P: CAP PMPA JOMIRES,

    TRIPULANTE OPERACIONAL 1: SD PMAL SEIXAS,

    TRIPULANTE OPERACIONAL 2: SD PMMT HONEY.

    Aos bravos guerreiros e amigos da FORÇA NACIONAL, bons voos e boa missão!!!

    FORÇA! BRASIL!!

    Cmte Rodrigo Duton – MAJ PMERJ / FN
    AEAP/DFNSP/SENASP/MJ

  4. Agradeço em nome do CONAV e da SENASP ao estado de SP, pela liberação das aeronaves em apoio à catastrofe na região serrana do RJ. Contamos com a experiência e profissinalismo do nobre GRPAer-PMESP para o auxílio nas ações de resgate e segurança no evento no RJ. Parabéns a Aviação de Segurança Pública do Brasil – Rumo à excelência.

    TC Gonçalves
    CONAV-SENASP
    2011-2012

  5. É MUITO CONFORTANTE VER OS CÓ-IRMÃOS ALADOS TOTALMENTE DISPONÍVEIS NO AUXÍLIO ÀS VÍTIMAS DA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO.
    NESSES MOMENTOS É QUE VEMOS QUE NÃO EXISTEM FRONTEIRAS QUANDO O ASSUNTO É SOCORRIMENTO PÚBLICO, E QUE OS NOBRES GUERREIROS DO AR, INDEPENDENTE DO ESTADO FEDERATIVO QUE ESTÃO SEDIADOS,SÃO ETERNAS SENTINELAS AVANÇADAS AO “BEM SERVIR”.
    AOS IRMÃOS QUE DEIXARAM O CONFORTO DE SEUS LARES, PARA ENFRENTAR O DESCONHECIDO E O INUSITADO, FAÇO VOTOS QUE NOSSO BOM DEUS OS PROTEJA E QUE OS LEVE EM SEGURANÇA DE RETORNO AO SEIO DE VOSSAS FAMÍLIAS APÓS O CUMPRIMENTO DA NOBRE MISSÃO.
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  6. Parabéns ao amigos Paulista por vosso empenho e bravura!
    Bons ventos a todos. Deus os guarde guerreiros.

    Agt PM Juan Berti
    CIEMER190 5ª RPM – PMSC
    -futuro piloto policial.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezenove + 3 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários