- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Santa Catarina – Os 45 municípios do Sul de Santa Catarina contam, desde o último dia 21, com o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (SARASUL). Desde o início das operações com o helicóptero do SAER da Polícia Civil foram registradas duas ocorrências que necessitaram de intervenção da equipe.

Uma delas, foi registrada no domingo (27). Um acidente com uma moto aquática no mar, seguido de afogamento em área não guarnecida por guarda-vidas em Passo de Torres. Rapidamente a equipe aeromédica chegou ao local, mas infelizmente, mesmo após os procedimentos médicos, foi atestado o óbito do paciente.

“O primeiro acionamento foi para um afogamento, em um lugar bem distante e isso mostra a importância desse serviço pois levamos 19 minutos do acionamento até o local onde estava a vítima, em Passo de Torres. Nós chegamos primeiro inclusive que as equipes por terra”, contou o médio do Sarasul, Dr. José Nixon Batista.

SARASUL realizou dois atendimentos aeromédicos na primeira semana de operação no Sul Catarinense.

A rapidez no socorro é uma das maiores vantagens desse tipo de serviço, pontuam os profissionais. “Neste primeiro caso tivemos a tristeza de já encontrar o paciente em óbito, mas no caso de pacientes que tenham chance, isso faz toda uma diferença”, completou o médico

O segundo chamado ocorreu na segunda-feira (28), após acionamento da Central de Regulação. A equipe do SAER efetuou a remoção aeromédica de uma gestante de 39 anos, da cidade de Araranguá para a UTI neonatal da Maternidade de Lages. A paciente é diabética e estava com ruptura prematura de membranas e com 33 semanas de gestação.

Em 40 minutos a paciente já estava aos cuidados da equipe médica da cidade serrana. “Ontem a Serra estava fechada então para fazer esse translado de ambulância ia levar em torno de sete horas, então iríamos tirar uma ambulância dos serviços por todo esse tempo e com o aeromédico nós levamos, no máximo, 50 minutos, de Araranguá a Lages”, afirmou Batista sobre a importância do serviço.

SARASUL realizou dois atendimentos aeromédicos na primeira semana de operação no Sul Catarinense.
- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários