- Anúncio -

Pará – O Governo do Pará, através da Secretaria de Saúde (SESPA), formalizou na semana passada, a contratação emergencial de serviço de resgate e transporte aeromédico com a empresa Helisul Táxi Aéreo, com implantação de duas bases, uma na cidade de Belém e outra em Santarém.

Na segunda-feira (20), o helicóptero Saúde 02 (EC130B4) da Base Belém foi acionado pela Central Estadual de Regulação da SESPA pela primeira vez. A equipe decolou com destino à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Cametá para embarcar uma mulher de 58 anos de idade, vítima de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM)

Saúde 02 da Secretaria de Saúde do Pará realiza o primeiro transporte aeromédico de Cametá para Belém

A paciente depois de preparada e estabilizada pela equipe médica foi levada de helicóptero ao Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém, para tratamento especializado. O trajeto terrestre possui mais de 230 km e inclui uma travessia de balsa. Para essas áreas o transporte aéreo é o meio mais rápido e recomendado ao paciente.

Bases Aeromédicas

Na Base Belém, é utilizado um helicóptero EC130 B4 (Saúde 02) com disponibilidade para voar 100 horas mensais. Em Belém, a equipe é formada por médicos e enfermeiros da SESPA. Os pilotos são da Helisul.

Em Santarém, está alocado um helicóptero AS350 B2 (Saúde 01) com previsão de 80 horas de voo mensais. Nessa base toda a equipe de voo é formada por pilotos, médicos e enfermeiros da Helisul.

- Anúncio -