SDS/PE conclui mais um Curso de Operador Aéreo

Pernambuco – Os novos “falcões”, nome dado aos concluintes do Curso de Operador Aéreo – CAO, realizado pela Secretaria de Defesa Social – SDS, receberam seus certificados nesta segunda-feira (4), em solenidade realizada no Auditório do Banco Central. Criado em 2006 pela Gerência de Integração e Capacitação da SDS – GICAP, com o auxílio do Grupo Tático Aéreo – GTA, o COA é reconhecido pela Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.

O curso é mais um investimento do Governo do Estado, através da SDS, visando oferecer um serviço de qualidade ao cidadão pernambucano, bem como dar suporte a grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol de 2014.

Os falcões foram parabenizados pelo Secretário Executivo de Defesa Social – SDS, Alessandro Carvalho. “Parabéns pela conquista. A sociedade espera que vocês desempenhem suas funções com a competência que eu sei que vocês têm. A sociedade pernambucana também está de parabéns por poder contar com profissionais cada vez mais capacitados”, disse.

O COA teve duração de três meses, ministrado pela equipe do Grupamento Tático Aéreo – GTA e abordou disciplinas teóricas e práticas, como teoria de vôo e técnicas de resgate associadas ao uso de aeronaves, natação utilitária e manuseio de equipamentos especializados.

Dos 50 alunos que iniciaram o curso, policiais civis, militares e bombeiros, entre eles dois do Estado do Amazonas, dois de Rondônia e um do Rio Grande do Norte, apenas 36 concluíram. “As situações são sempre urgentes e neste contexto não são permitidos o despreparo e a omissão, por isso os alunos são bastante cobrados e a cada etapa o grau de dificuldade aumenta”, conta o comandante do GTA, capitão Alisson Bandeira.

O primeiro colocado do COA 2011 fala sobre a experiência vivida. “Foi muito difícil. O esforço físico é muito grande e a falta da família é complicado, mesmo assim vale a pena fazer o curso, faria tudo novamente”, diz o tenente da Polícia Militar, Deivid Vieira.

A Turma Sargento BM Adriano Gusmão, foi assim chamada em homenagem ao sargento que fez parte durante vários anos do GTA e que em 2008 desapareceu durante um mergulho na Ilha de Fernando de Noronha. “Estou muito feliz com o reconhecimento. Ele foi um grande homem e prestou um relevante serviço à sociedade”, afirma a esposa do sargento, Silvana Gusmão.

Participaram da solenidade o Gerente Geral de Articulação Institucional, Manoel Caetano, o comandante do Policiamento Especializado, coronel Ricardo Dantas, o comandante do CEMATA, coronel Carlos Silva, o Diretor Geral de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel Daniel Ferreira, dentre outras autoridades.


Fonte: Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.


2 COMENTÁRIOS

  1. SAUDAÇÕES FALCÕES !!
    Parabéns á todos os concluintes do curso. Não esqueçam que esse é apenas o primeiro passo para uma promissora carreira dentro da aviação, não esqueçamos que somos eternos alunos e que devemos estar atentos para as oportunidades que virão.
    …E quem não quiser mais é só tocar o sino…rsrs
    ” NÃO QUEREMOS AS GLÓRIAS DO MUNDO,POIS ELAS SÃO PASSAGEIRAS…” FALCÃO….!!!!

  2. Parabéns aos nossos amigos de Pernanmbuco por terem realizado o curso e também aos concludentes. Espero que todos se tornem ferramentas de socorro e segurança pública em seus Estados.

    Maj Ronaldo Pires – PMCE
    CIOPAER

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 × cinco =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários