Segup certifica quatro novos comandantes do Graesp

Pará – O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) ganhou quatro novos comandantes. No final da manhã de hoje, eles receberam, das mãos do secretário de Estado de Segurança Pública (Segup), Jeannot Jansen, os certificados de comandantes de aeronave de asa fixa (avião) e de asa rotativa (helicóptero). O ato ocorreu ao final da reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), na sede da Segup.

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Com as certificações, a atividade aérea de segurança pública e defesa civil, no Pará, passou a contar com 12 pilotos. Os novos comandantes são o delegado de Polícia Civil (PC), Nelson Sobreira; o major bombeiro militar, Silvio Feitosa, além do tenente-coronel Márcio Bailosa e o capitão Alcides Machado, ambos da Polícia Militar (PM). Os novos habilitados já integravam o Grupamento na função de co-pilotos.

Para o secretário Jeannot Jansen, a ascensão dos então co-pilotos merece destaque. “A formação de quatro novos comandantes representa um marco significativo do serviço do Grupamento. Medimos a qualidade do trabalho desenvolvido, não pelo número de aeronaves, mas pelo número de pilotos habilitados”, disse o titular da Segup.

Jás o diretor do Graesp, tenente-coronel Josilei Gonçalves, explicou que a ascensão ao comando de aeronave exige o nivelamento do policial para exercer a função de piloto em atividades aéreas. “Cada equipamento conta com dois pilotos: um deles, o comandante, tem como missão garantir a segurança da aeronave, e o segundo, o co-piloto, atua no gerenciamento do voo durante o atendimento à ocorrência”, explica.

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Para se tornar um comandante de helicóptero, o piloto deve acumular, no mínimo, 500 horas de voo, que se somarão a uma média de 700 a mil horas durante o período de treinamento. A partir dessas condições, um Conselho instituído no Grupamento Aéreo avalia se o profissional reúne as condições para ser considerado apto ao comando da pilotagem ou se deve retornar à preparação. Durante o evento de hoje, o delegado Nelson Sobreira e o capitão Alcides Machado receberam os certificados do treinamento.

Inovação – Com mais de dez anos de existência, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) é um serviço de integração do Estado do Pará, que atua em todas as atividades aéreas públicas, como operações policiais, de busca e salvamento, defesa civil e transporte de pessoas com atendimento aeromédico em convênio com a Secretaria de Estado de Saúde Pública. Atualmente, o Graesp conta com oito aeronaves – sete helicópteros e um avião – e mantém quatro bases no interior – em Altamira, Santarém, Marabá e Redenção.

Para Ivan Teixeira, representante da Helibrás, empresa fabricante dos helicópteros usados pelo Graesp, hoje a unidade é referência nacional em atividades aéreas, utilizando os mais modernos aparelhos de voo, para uso operacional e em ações de resgate, do mercado brasileiro. Entre eles, o helicóptero Esquilo que conta com sistema de vigilância aérea formado por um imageador térmico e display tático em HDTV, aparelhos para funções específicas de segurança. Também está equipado com guincho de salvamento, gancho de carga, portas corrediças, kit rapel e rádio tático policial.

?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Da Redação, Agência Pará de Notícias
(Com colaboração de Sérgio Chene, Ascom Segup)

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns Sobreira, Bailosa e Silvio Feitosa, por mais uma etapa na aviação, imagino a alegria e satisfação que vcs e seus familiares e a Unidade Aérea estão sentindo neste momento, conhecia a trajetória de vcs, são merecedores, boa sorte e que Jesus acompanhe sempre vs nos voos.
    Abrço Nadjan Araujo, Comissário Especial de Polícia -GTA-PE

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

4 × 1 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários