Serra catarinense terá helicóptero da PM próprio para ocorrências policiais e salvamento

Santa Catarina – A Serra catarinense entrará em uma seleta lista nesta semana. A região será uma das poucas do país a contar com um helicóptero próprio para atender grandes ocorrências policiais e resgatar vítimas nas mais diversas situações de risco. Isso já é realidade desde o dia 29, quando o governador Raimundo Colombo e a cúpula da segurança pública do Estado fizeram a entrega oficial da aeronave e inauguraram a 5ª Companhia de Aviação do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina.

lages_-_helicoptero_da_pm_20150526_1008040772

O Águia 04 foi viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre duas empresas com passivos ambientais e a Fundação do Meio Ambiente (Fatma). É a quinta aeronave do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina que, paralelamente à entrega do helicóptero, inaugura a 5ª Companhia de Aviação, sediada no aeroporto de Lages.

O helicóptero tem configuração vip e conta com espaços para maca, armas e equipamentos de resgates aquáticos, salvamentos em altura e combate a incêndios. Com autonomia de combustível para duas horas de voo (calcula-se uma hora entre ida e volta de uma extremidade à outra da região, mais uma hora para atendimento da ocorrência), o helicóptero atuará inicialmente nos 18 municípios da região serrana.

A aeronave será usada em ocorrências de grande vulto, perseguições a veículos em fuga, fiscalizações ambientais, socorros a vítimas de acidentes e transportes intra-hospitalares e de tropas especializadas. Os policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Lages serão treinados para operações aéreas. Além disso, Lages poderá receber os voos do avião bimotor da PM equipado com kit aeromédico para o transporte de órgãos e pacientes graves.

lages_-_helicoptero_da_pm_20150526_1724990884

Num primeiro momento, o helicóptero irá operar apenas com a luz do dia, de segunda a segunda, até que os quatro oficiais pilotos e os nove tripulantes multimissão que irão compor a 5ª Cia de Aviação tenham pleno conhecimento da geografia e da meteorologia da região, garantindo, assim, voos com total segurança. Havendo a necessidade de operações noturnas, os helicópteros lotados em Florianópolis e Joinville, que contam com faróis específicos, poderão ser acionados e deslocados rapidamente até Lages.

Ainda neste primeiro momento, o helicóptero ficará em um hangar locado no aeroporto de Lages. Ao longo da semana o local receberá as últimas obras para deixá-lo em totais condições de uso. A proposta do Governo do Estado, porém, é construir um espaço próprio para possibilitar a homologação da oficina a fim de realizar, na própria companhia, as manutenções da aeronave, que por enquanto precisarão ser feitas em grandes centros do país.

“Ter um helicóptero da Polícia Militar é um privilégio para poucas regiões do Brasil. Santa Catarina é referência no país. Não é temporário. Nós viemos para ficar em definitivo em Lages”, diz o comandante da 5ª Companhia de Aviação, major Luiz Eduardo Ardigó da Silva.

Fonte: Governo de Santa Catarina.
Fotos: Pablo Gomes/SDR Lages.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezessete − 3 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários