- Anúncio -

Pará – Uma criança de 2 anos, que teve a metade do corpo queimada em um acidente doméstico, no interior do Pará, foi transportada rapidamente para Belém pelo Serviço de Resgate Aeromédico da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), em parceria com a empresa Emar Táxi Aéreo. O traslado da vítima ocorreu na tarde desta sexta-feira (27), feito por um helicóptero do serviço.

A aeronave decolou de Belém rumo ao município de Oeiras do Pará, na região do Baixo Tocantins, por volta das 15h30, com piloto, copiloto, a médica Ângela Guimarães e a enfermeira Chriscia Damous. Pousou em um campo de futebol. Em menos de duas horas estava de volta à capital, onde posou às 17h15. O uso do helicóptero diminuiu o tempo de viagem das 10 horas, por via fluvial, para 40 minutos, por via aérea.

Uma ambulância do Samu (192) já aguardava para levar a vítima ao Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, referência no tratamento de queimados.

Contratação do Serviço Aeromédico

O Serviço Aeromédico da SESPA conta hoje com uma aeronave específica, dotada de equipamentos e material técnico, de suporte avançado de vida, para transporte de adultos, crianças e neonatos (incluindo prematuros), conforme estabelece a Portaria nº 2.048, de 5 de novembro de 2002, do Ministério da Saúde. A regulação do serviço é feita nas 24 h, por meio de telefonia móvel, por médicos regulares da SESPA.

O helicóptero usado no resgate começou a operar recentemente. No dia 10 de setembro, através do Pregão Eletrônico Nº 05/2018 do Distrito Sanitário Indígena Guamá Tocantins – PA (DSEI- GUATOC/SESAI/MS/PA), a SESPA assinou contrato com a EMAR Táxi Aéreo Ltda para locação de helicóptero para o serviço aeromédico. O contrato tem vigência de um ano, com o valor total estimado em R$ 5.274.000,00.

A aeronave possui autonomia de 700 km de voo e capacidade para pousar em vários tipos de terreno. Esse tipo de transporte é fundamental para agilizar o atendimento especializado a moradores de várias regiões, principalmente o Baixo Tocantins e o Arquipélago do Marajó.

Contratada pela Secretaria de Saúde do Pará, Emar Táxi Aéreo transporta criança vítima de queimadura para Belém.
- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários