- Anúncio -

Paraná – O mês de novembro é muito especial para toda a tripulação do Serviço de Operações Aéreas do SAMU 192 Regional Norte Novo, com sede em Maringá. Nesse mês o serviço aeromédico comemora 3 anos de operações na região noroeste do estado do Paraná. O serviço está disponível para uma população de mais de 800 mil pessoas, em 30 municípios.

Essa atividade começou no dia 26 de novembro de 2016, através de projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, Consórcio PROAMUSEP e a Prefeitura de Maringá. Mesmo operando do nascer ao por do sol, foram mais de 1.658 horas voadas e 1.612 ocorrências atendidas. Segundo dados do SAMU, as ocorrências mais comuns foram resgates de vítimas de acidentes de trânsito e atendimentos de casos clínicos, como infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo a Secretaria de Saúde, além dos números de pessoas salvas, dois índices chamam a atenção para o serviço: o excelente desempenho profissional (100%) e a alta disponibilidade da aeronave (99%). O serviço utiliza o helicóptero AS350B2, PR-HSR, denominado Saúde 10.

Nesse período não aconteceu nenhuma falta de profissional médico, enfermeiro, comandante de aeronave ou mecânico, e o índice de indisponibilidade da aeronave foi menor que 1%, devido a imediata reposição de helicóptero reserva. Assim, o desempenho da tripulação, aliado à disponibilidade do helicóptero, garantiu o socorro de doentes graves e muitas vidas salvas.

Além disso, o serviço trabalho integrado e coordenado com as equipes terrestres do SAMU, com o Corpo de Bombeiros (SIATE), Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Concessionária VIAPAR, focados na oferta de qualificação no atendimento do doente grave.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários