Servidores do Estado participam de treinamento com equipamento de combate ao fogo

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Os 13 servidores que tripulam o Helicóptero do Estado participaram, nesta quarta-feira e quinta-feira, 12 e 13, de um treinamento para operar a bolsa de água, chamada de Bambi Bucket, equipamento de combate a incêndios. O curso foi ministrado no hangar do aeroporto de Palmas, pelo coronel do corpo de bombeiros de Brasília, Élcio Alves Barbosa. A capacitação tem por objetivo intensificar o combate às queimadas no Estado.

O Bambi Bucket é acoplado ao gancho da aeronave. A capacitação de água é feita por meio de qualquer manancial, como rios, lagos e até mesmo piscinas que tenham mais de um metro de profundidade. A bolsa armazena 545 litros de água ou espuma.

O Ten Coronel Élcio afirmou que o equipamento é utilizado para potencializar o combate aos incêndios florestais. “A bolsa já vinha sendo utilizada pela unidade aérea aqui do Tocantins e a gente está trazendo uma atualização para potencializar esse treinamento, essa capacitação desses tripulantes”, frisou.

De acordo com o piloto da aeronave Delegado Garrido, três servidores da equipe da unidade área já eram capacitados para operar o equipamento e por essa razão foi possível que o helicóptero participasse de vários combates a incêndios no Estado. “Nos temos três servidores que já vieram com esse know how. Com a vinda do coronel para o Estado foi possível fazer uma padronização de todo efetivo, entre pilotos, mecânicos e tripulantes. É importante dizer que no ano passado em razão da falta do equipamento a aeronave fez o combate somente através de monitoramento aéreo nas diversas regiões do Estado”, disse Garrido.

A bolsa de água foi adquirida no fim do ano de 2011 pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semades. O instrumento veio somar a todos os esforços no combate aos incêndios do Estado.

Nos último mês o helicóptero do Estado utilizando o novo equipamento Bambi Bucket trabalhou no combate ao incêndio no sítio aero portuário do aeroporto de Palmas, em algumas regiões da serra do lajeado, no monitoramento da Ilha do Bananal e na região metropolitana da Capital.

O Helicóptero do Estado é coordenado pela equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas – Ciopaer, que é ligado à Secretaria da Segurança Pública.

Fonte: SSP/TO, por Deydjane da Luz.

Foto: Deydjane da Luz.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários