EUA – No dia 20 de agosto, a cidade de Peoria (Arizona) comemorou a estreia de sua primeira Unidade de Aviação e revelou o novo helicóptero Bell 505 como uma nova ferramenta para aprimorar as capacidades de segurança pública no West Valley.
“À medida que Peoria e West Valley continuam a crescer, o mesmo acontece com as necessidades de segurança pública”, disse o prefeito de Peoria, Jason Beck. “E seguindo em frente, Peoria estará pronta e capaz de ajudar nossos residentes e nossos vizinhos, caso solicitem uma chamada para o serviço.”
A prioridade estratégica de “Segurança Pública” da Câmara Municipal de Peoria reconheceu a necessidade da unidade de aviação e priorizou o investimento na segurança dos socorristas e membros da comunidade. O prefeito Jason Beck garantiu financiamento estadual no valor de US$ 3,5 milhões por meio do Projeto de Lei 1702 do Senado do Estado do Arizona para comprar um helicóptero e estabelecer uma unidade de aviação.
Em 12 de dezembro de 2023, a Câmara Municipal aprovou a compra de um helicóptero Bell 505, equipado com motor Safran Arrius 2R, FADEC, sistema completo e integrado da Trakka (Farol de Busca TLX A800, Câmera TC-300 Geração II, Sistema de mapas TM-100), sistema de alerta de terreno para helicópteros (HTAWS), Garmin GFC600 Auto Pilot, Garmin G1000H NXi, gancho e ar condicionado.
“Com uma área de atuação de mais de 233 milhas quadradas, pode ser um desafio para os socorristas cobrir uma área tão grande em situações de emergência. A adição desta unidade de aviação de última geração expandirá as capacidades da polícia, serviços de busca e resgate, esforços de combate a incêndios e diminuirá significativamente os tempos de resposta em toda a cidade”, disse o prefeito de Peoria, Jason Beck.
A cidade de Peoria escolheu equipamentos que, além de eficientes, oferecessem melhor custo benefício e pós-venda, como garantia e manutenção. A Câmera Trakka TC-300, por exemplo, possui um gravador interno de 125gb, o que dispensa a aquisição e integração de equipamentos de terceiros. Possui também ferramentas nativas, como identificador automático de alvos e o sistema de missão TM-100.
Além de ser um sistema de mapas com realidade aumentada, o TM-100 conta com ferramentas de análise de vídeo com uso de inteligência artificial, como localização e identificação automática de placas de veículos a uma distância aproximada de 3.000 pés de distância do alvo e o controle total do sistema se dá a partir de um display touch screen, que torna a operação muito mais intuitiva.
“À medida que lançamos este programa em uma série de fases, seremos capazes de chegar às emergências mais rapidamente e ser o ‘olho no céu’ ao procurar uma pessoa desaparecida; ou ajudar a orientar o apoio terrestre para conter situações potencialmente perigosas; ou encontrar rapidamente aqueles que fogem da polícia, disse o chefe de polícia de Peoria, Thomas Intrieri.
O helicóptero Bell505 ficará em um hangar localizado no Aeroporto Municipal de Glendale, juntamente com salas para o piloto e a equipe de manutenção. A implantação completa desta unidade de aviação está prevista para outubro de 2025. Além de ser um equipamento a serviço do Corpo de Bombeiros e da Polícia, a Unidade de Aviação apoiará outros órgãos de segurança pública no West Valley mediante solicitação e disponibilidade.
“O Departamento Médico de Bombeiros de Peoria treina técnicos de resgate aéreo há mais de 30 anos e somos gratos que o conselho da cidade priorize a segurança da comunidade e nos forneça as ferramentas necessárias para manter todos seguros”, disse o chefe médico assistente dos bombeiros de Peoria, Justin Gorospe.
Assista à audiência que autorizou a compra do helicóptero: