TJCE firma convênio com Ciopaer/CE para garantir segurança dos magistrados

O presidente da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Teodoro Silva Santos, firmou convênio com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/CE), durante reunião na manhã desta sexta-feira (30/03). Participaram do encontro o coronel Nirvando Monteiro Vieira, coordenador da Ciopaer, o chefe da Assistência Militar do TJCE, major Augusto Nirlando e o tenente coronel José de Melo Neto.

Operação Policial CIOPAer do Ceará

O objetivo é dar apoio emergencial e preventivo aos juízes de 1º e 2º Graus. Segundo o desembargador, com o convênio, o Ciopaer vai mapear todas as regiões do Ceará, em especial àquelas de maiores conflitos a serem solucionados pelos juízes criminais, como o Vale do Jaguaribe, Sertão Central, Cariri e Zona Norte. “Todo magistrado, independentemente da distância em que esteja, terá o contato direto com a respectiva aeronave que cobre a região, quer no tocante à atividade jurisdicional ou emergência de saúde”, disse.

O presidente da Comissão enfatizou que a iniciativa não representa um privilégio à classe e sim uma garantia de que cada membro do Poder Judiciário possa exercer com plena segurança a árdua missão de aplicar o Direito”. Além disso, disse, o convênio representa mais um passo na busca da integração e harmonia entre os poderes e suas respectivas instituições.

De acordo com o coronel Nirvando Monteiro Vieira, “o serviço já estava disponível, mas faltava a comunicação, hoje disponibilizada pelo desembargador, preocupado com a segurança dos magistrados. O Ciopaer estará sempre à disposição, vamos estar mais próximos para dar uma resposta mais célere em busca da melhoria da segurança não só com relação à ação policial, mas também em qualquer outra emergência”.

Ciopaer/CE

O Estado do Ceará possui quatro helicópteros a serviço da Ciopaer, um governamental e os demais funcionais. A partir de 2013, serão adquiridas outras três aeronaves, equipadas com telefonia celular e rádio de transmissão. Após a reunião desta manhã, o comandante Nirvando Monteiro Vieira entrou em contato com as equipes para implementar a nova medida e disponibilizar, imediatamente o serviço.

Os telefones das aeronaves do Ciopaer serão enviados, sigilosamente, para cada magistrado cearense. Nova reunião será marcada para firmar outro convênio com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

Fonte: TJCE

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns ao CIOPAEr-CE pela pronta disponibiilzação de seus meios para os outros órgãos e poderes do estado do CE. Fica aí um bom exemplo para os demais estados, em especial a otimização dos recursos públicos e o compartilhamento de custos e recursos. Mais uma prova da capilaridade operacional que possui a Aviação de Segurança Pública do Brasil.
    Boa Páscoa à todos.

    TC Gonçalves – PMDF
    Cmt do BAVOP-PMDF

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezenove − doze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários