Tocantins passa a contar com seu primeiro Comandante de Aeronave Policial

Após o período de um mês como segundo piloto em comando na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Estado do Ceará – Ciopaer, sediada em Fortaleza – CE, o Delegado Leonardo Marincek Garrido da Nóbrega, da Polícia Civil do Estado do Tocantins concluiu o Estágio Operacional para ascensão à função de Comandante de Aeronave. Após seu primeiro voo como comandante de aeronave, Garrido foi recebido pelo Cel QOPM Antônio Nirvando Monteiro Vieira, coordenador da Ciopaer e equipe.

O Delegado PCTO Garrido atingiu os requisitos de experiência e proficiência necessários para ascensão ao posto de Comandante de Aeronave, perfazendo um total de 530 horas de voo, realizadas nas mais variadas missões aéreas nos Estados do Ceará, Tocantins e Alagoas.

A experiência vivida como segundo piloto em comando, somada aos pré-requisitos constantes na Legislação Aeronáutica em vigor, à confiança e à segurança demonstradas pelo delegado em uma pilotagem segura e dentro dos padrões, permitiram que o instruendo evoluísse, passando a ocupar o posto de pilotagem do Comandante.

O piloto foi testado diariamente no atendimento de ocorrências, situação na qual atuava sob a supervisão de um piloto mais experiente da Ciopaer Ceará, a quem cabia orientar o policial nas tomadas de decisão em inúmeras operações, desde as policiais até as de Defesa Civil.

Atualmente o piloto é lotado na Superintendência de Operações Aéreas do Tocantins, e passará a operar em comando de operações policiais onde terá a oportunidade de apoiar Policiais Civil e Militar em perseguições, buscas e cercos, auxiliar na prisão de criminosos e em missões típicas de bombeiro, no resgate e pronto-atendimento de vítimas de afogamentos, em acidentes automobilísticos, combate a incêndios florestais e no patrulhamento aéreo na região metropolitana de Palmas e interior do Estado do Tocantins.

O Delegado teve sua formação de Piloto Comercial de Helicóptero na própria Ciopaer Ceará, que possui escola devidamente homologada pela Anac, o que lhe propiciou experiência de vôo, não só no atendimento de ocorrências como também em vôos de instrução ligados à atividade aeropolicial, tais como: lançamento de rapel, exfiltração por mcguire, pouso em heliponto elevado, operação em área restrita,utilização do Bambi Bucket e manobras de emergência.

Possuidora de um corpo docente e de uma infra-estrutura de excelência, a Ciopaer Ceará vem cumprindo o papel de integrar cada vez mais, por meio da formação e qualificação contínua, pilotos de diversas Instituições de todo o Brasil.

Fonte: SSP/TO

13 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Cmte Garrido!!
    Sua competência e humildade o habilitaram a ascender mais este degrau na carreira de Piloto Policial. Desejo a você muito sucesso em sua vida. Abraços.
    Cap PM Thiago Balbi

  2. Nobre CMT!
    Parabéns!
    Reconhecemos o seu esforço, dedicação e compromisso.
    Vossa senhoria é merecedor!
    Estamos no aguardo! Ansiosos pelos voos!
    O Tocantins comemora seu êxito.
    Sucesso.
    Abçs de todo efetivo do CIOPAER/TO.

    • Prezado amigo e cmt Ferrão, você também é merecedor do êxito do cumprimento dessa etapa. O seu trabalho diuturno na unidade reflete diretamente na disponibilidade de nossos meios. Em breve comemoraremos o seu “batismo” também! Agradeço também a todo corpo do efetivo do CIOPAER TO pelo comprometimento com o serviço aéreo no Estado.

  3. Parabéns comandante. É muito bom ver o desenvolvimento da aviação de segurança pública no TO, especialmente por ter participado na plantação dessa semente no estado. Bons voos…

  4. Não importa de qual estado o servidor está lotado, o que importa que a Segurança Pública e a Aviação Policial do Brasil está qualificando seus melhores servidores para o melhor atendimento a população que tanto precisa. Parabéns Cmte. Garrido, parabéns Tocantins.

  5. Parabéns amigo! Que Deus continue te abençoando cada vez mais! Bons voos com segurança! Parabéns, também, ao nobre amigo Maj PMDF Vieira Lins(FN), um dos responsáveis pela transmissão de conhecimentos e ascensão do nobre sr. delegado.

  6. Tive o privilégio de conviver com este excelente profissional…sou testemunha da dedicação e humildade que este cmte. deixou como ensinamento. Parabéns parceiro….
    Alan Freitas GTA-AP

  7. Parabéns Del Garrido, profissional de elevada competência, demosntrou em Alagoas, no Plano Nacional de Segurança Pública – Brasil Mais Seguro, toda perícia e segurança em voo, juntamente com o Maj Vieira Lins PMDF, na missão.
    Seja feliz nessa nova jornada Comandante
    Bons Vôos
    Ricardo Cruz – Maj BM
    Coordenador das Operações Aéreas
    do Brasil Mais Seguro- ALAGOAS.

  8. Parabens ao amigo e grande profissional! Bons e muitos vôos! E parabéns também a CIOPAER pela formação de mais um comandante com a excelência desta doutrina cearense!

  9. Tive a oportunidade de acompanhar desde o começo a carreira de aviação do Del Garrido e desde os primeiros voos até a sua assunção a Cmte sempre manteve os olhos e o coração nas nuvens mas os pés fincados no chão. Sempre pronto a ajudar nas diversas atividades diárias da nossa Coordenadoria e sempre querendo aprender mais. Parabéns Cmte que Deus o abençoe e o conserve sempre assim como é, excelente profissional e dono de uma grande humildade.

    Neilson MMA Ciopaer/Ce

Escreva um comentário

dezoito − um =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários