- Anúncio -

Rio de Janeiro – Na sexta-feira (19), o Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (GOA/CBMERJ) atuou simultaneamente em 03 (três) missões com as equipes dos helicópteros Bombeiro 04, 05 e 06. Segundo o GOA, esse cenário é comum, uma vez que atendem uma média diária de 02 ocorrências.

O primeiro atendimento aeromédico foi o transporte de um neonato, vítima de Aspiração de Mecônio (doença infecciosa grave), entre os municípios de Três Rios, Petrópolis e Duque de Caxias, RJ. Dos atendimentos realizados pelo GOA, o serviço de Transporte Inter-Hospitalar de Neonatal representa 38,5% das missões.

Simultaneamente, o GOA foi acionado para realizar transporte inter-hospitalar de um paciente diagnosticado com COVID-19, que precisou ser levado a hospital de referência. Além dessa missão, as equipes dos helicópteros Bombeiro 04 e 05 realizaram o salvamento de vítima de acidente com parapente na rampa de Sampaio Correia, em Saquarema, RJ.

Depois que a equipe aeromédica estabilizou a vítima, ela foi levada para a Base Operacional do GOA na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde uma ambulância aguardava para encaminhar a vítima ao hospital Miguel Couto.

Trabalho integrado

Em tempos atuais, de pandemia ocasionada pelo COVID-19, a Coordenação Médica do GOA disponibiliza diariamente uma equipe de militares constituída por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem para o transporte de pacientes diagnosticados com COVID-19 no Estado.

Várias Unidades Aéreas Públicas (UAP) colocam à disposição seus recursos aéreos. O Grupamento Aeromóvel da Policia Militar (GAM), a Coordenadoria de Recursos Especiais da Policia Civil (CORE) e a Coordenação de Operações Aéreas do Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro (COA/SGI), disponibilizam diariamente suas aeronaves e seus pilotos para a realização dessas missões.

Para os transportes de pacientes com COVID-19, as equipes utilizam paramentação de proteção, a pessoa é colocada em uma capsula de isolamento, que garante a segurança da vítima e da tripulação. Além disso, depois de todos os voos, equipes realizam a descontaminação da aeronave.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários