Ascom PMSC, NSC Total e BAPM
Santa Catarina – Na manhã desta quarta-feira (30), o Águia 2 do Batalhão de Aviação da Polícia Militar foi acionado para apoiar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no transporte de uma paciente de 26 anos do Hospital Ruth Cardoso em Balneário Camboriú para o Hospital Santa Catarina em Blumenau.
A operação inédita aconteceu coincidentemente no dia da ativação da 3ª Companhia do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), em Balneário Camboriú e reforça o quanto a nova aeronave, Águia 7, contribuirá na prestação de serviços na região.
O transporte aeromédico
No dia 7 a mulher sofreu diversos traumas na região torácica após um acidente de trânsito na cidade onde vive, Balneário Camboriú. Após dias internada no Hospital Ruth Cardoso, decidiu-se que a paciente sairia do local para ir ao Hospital Santa Catarina, que é referência nesse tipo de tratamento.
O Águia 2 foi acionado, pois é um helicóptero modelo AW119 Koala e tem capacidade para transportar todo equipamento necessário para a manutenção da vida da paciente durante o voo, além do médico e enfermeiro. A paciente foi levada com o helicóptero até o heliponto do Hospital Santa Isabel, em Blumenau.
Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) escoltou a ambulância do SAMU do hospital Ruth Cardoso até o local de embarque. A partir do heliponto do Hospital Santa Isabel uma ambulância do SAMU Blumenau transportou a paciente até o Hospital Santa Catarina.
Inauguração da 3ª Companhia de Balneário Camboriú
A 3ª Companhia de Balneário Camboriú do Batalhão de Aviação da Policia Militar iniciou suas atividades nessa quarta-feira (30) com o helicóptero Águia 7, modelo esquilo AS350B2.
A aeronave foi comprado por meio de um acordo ambiental entre construtoras e o Ministério Público de SC. A apresentação da aeronave é temporária pois ainda é operada pela empresa de Táxi Aéreo Helisul. O início da operação aguarda a transferência e incorporação da aeronave ao patrimônio da PM no Estado, além de instalação de equipamentos.
A equipe, no entanto, já começa a trabalhar em Balneário Camboriú. São 11 policiais, entre pilotos e tripulantes operacionais, que vieram dos batalhões de Florianópolis, Joinville e Lages, e são especializados em ações de segurança e saúde.
O helicóptero Águia será utilizado em operações policiais e prevenção de crimes ambientais. O helicóptero fará o controle de invasões, desmatamentos, queimadas e pesca ilegal. Além disso, também poderá ser utilizado em atendimentos pré-hospitalares, como resgates e salvamentos.
Segundo o acordo com o MPSC a base não pode ser transferida, mas o helicóptero deve operar em toda a região a até 30 minutos de voo de distância. Isso inclui Tijucas até Penha, que estão na área da 3ª Região da PM, e também parte do Vale do Itajaí, chegando até Blumenau.