EC 130 T2 – Um novo vencedor chega ao Brasil

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

A Helibras apresentou no Brasil o novo helicóptero EC 130 T2, aeronave monoturbina de desempenho e capacidades superlativas. Após um tour demonstração por algumas capitais brasileiras, a empresa organizou um voo para a imprensa conhecer de perto a nova máquina no Campo de Marte, em São Paulo.

DSC_1682

Com 70% de modificações em sua cabine e estrutura construtiva, o novo EC130 T2 mantém as linhas externas dos EC 130 anteriores, mas agregando mais tecnologia e conforto ao cliente. O motor, um Arriel 2D de 952 shp de potência possui FADEC de canal duplo e nova caixa principal de transmissão, sendo um propulsor bastante automatizado (capacidade de autodiagnóstico e baixa carga de trabalho para o piloto e pessoal de manutenção).

O T2 também recebeu um novo sistema de ar condicionado digital de desempenho superior, novo sistema elétrico, um sistema ativo de controle de vibrações (active vibration control system- AVCS) do tipo utilizado no EC-225/725, um piso totalmente plano na cabine (maximizando o espaço para maca em operações de resgate aeromédico), novo gancho de carga externa para 1,5 tonelada de capacidade, espelhos retrovisores com controles elétricos, tanque de combustível de novo desenho, capaz de resistir a uma queda de 50 pés de altura com impacto direto no solo (aceleração vertical de 17 metros por segundo), rotor de cauda carenado do tipo Fenestron, e um pedido constante dos possíveis novos clientes brasileiros atendido nessa versão, portas laterais corrediças (sliding door) especialmente adequadas na operação de segurança pública da aeronave (patrulhamento aéreo, busca e resgate, evacuação aeromédica, etc).

O Voo

DSC_1385Após detalhado briefing sobre os novos sistemas da aeronave e procedimentos de segurança, realizados nas instalações da Helibras no Campo de Marte, os jornalistas, divididos em dois grupos, foram conduzidos para a área operacional, onde um intenso trânsito de aeronaves de asas rotativas numa manhã de segunda feira serviu para mostrar aforça e importância desse mercado na maior cidade da América Latina.

Tudo pronto, e o comandante Holzmann, piloto de ensaios da Helibras (egresso dos Águias da PMSP) recebe a autorização para taxi e acesso a um dos helipontos de treino existentes em Marte. O T2 encontrava-se naquele momento com sete pessoas abordo (piloto mais seis passageiros) e tanque de combustível cheio, mas realizou uma decolagem na vertical com extrema segurança e reserva de potência subindo até 500 pés.

Nariz para baixo e ganhamos velocidade para iniciar um circuito no espaço aéreo próximo ao Campo de Marte, voando a cerca de 900-1.000 pés de altitude. Holzmann demonstrou o funcionamento do ar-condicionado, do sistema de controle antivibração e as funcionalidades do painel de instrumentos da aeronave. A seguir, o comandante executou uma sequência de manobras de alto desempenho como curvas de grande ângulo de inclinação (quase 90º) em S à esquerda e a direita, seguido de pitch-up de nariz, matando a velocidade e ganhando altitude, giro no eixo e mergulho (badalo).

DSC_1565

Em todas as evoluções, ficou demonstrada a enorme reserva de potência e a manobrabilidade excepcional do T2. Sua ampla área envidraçada de cabine permite campo de visão desimpedido,um requisito para missões policiais e de busca e resgate. Os assentos anti-crash de novo desenho são mais leves e confortáveis, e o espaço para os ocupantes é digno de nota, especialmente nos bancos dianteiros.

O embarque e desembarque dos ocupantes dos assentos traseiros se torna extremamente simples comas novas portas corrediças de desenho avançado e muito leves. Com esse voo, foi possível confirmar que o T2 pertence a uma classe diferenciada de helicópteros monoturbina de alta tecnologia, sendo um produto talhado para a execução de tarefas na aviação de segurança pública e de resgate/aeromédico, além do seu emprego habitual como helicóptero VIP de transporte executivo/taxi aéreo.

Confira as fotos, por Roberto Caiafa:

Fotos e Texto: Roberto Valadares Caiafa – Tecnologia & Defesa.

- Anúncio -

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente máquina! Revolucionário e moderno. Sobrando potência, acredito ser a aeronave, da linha Eurocopter, monomotor que mais atende as missões de Polícia, de Bombeiros e de Defesa Civil.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários