Vídeo do SAER/RJ recebe Menção Honrosa em Evento Internacional – conheça o equipamento

Um vídeo gravado pelo SAER da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro recebeu Menção Honrosa no 16º FLIR VISION AWARDS, realizado no dia 21 de julho passado em paralelo à Convenção Anual da ALEA (Airborne Law Enforcement Association) em New Orleans.

Os premiados com a Menção Honrosa foram o piloto Adonis Lopes de Oliveira, o co-piloto Fabian Villenger e o operador do Flir Jeter Gonçalves Quaresma, que participaram da missão registrada no vídeo. Também participaram desta missão os Tripulantes Operacionais Claudio Cobo Fernandes e Marcos Estaca.

O FLIR VISION AWARDS é um concurso anual promovido pela Flir Systems para selecionar os melhores vídeos realizados por unidades aéreas relacionados ao uso tático dos sistemas EO/IR aeronáuticos.

Os critérios considerados no julgamento dos vídeos enviados pelas unidades aéreas participantes são a importância sistema EO/IR para o cumprimento da missão, a magnitude da missão ou apreensão, e também o seu valor do ponto de vista de ação e entretenimento. A comunicação e coordenação com equipes de solo também podem ser considerados no julgamento.

No caso do vídeo enviado pelo SAER, a importância do uso da câmera para o sucesso da missão e a habilidade da equipe da aeronave foram considerados merecedores da Menção Honrosa.

Tendo em vista, entretanto, que o vídeo foi produzido em uma operação policial sigilosa, a sua divulgação bem como a divulgação dos detalhes da operação não foram autorizados.

Conheça o equipamento:

O sistema instalado na PCERJ é o modelo Star SAFIRE III da Flir Systems e foi instalado em 2010. O sistema possui três sensores e apontador laser. Suas principais características são:

1) Detector infravermelho com Arranjo Focal Plano de terceira geração operando na fixa de 3,6 a 5 µm, com 640 x 480 elementos e sistema ótico com quatro Campos de Visão: Amplo (25o x 19o), Médio (5,4o x 4,0o), Estreito(1,4o x 1,0o) e Super-Estreito (0,7o x 0,51o). Zoom ótico total de 36 x (72x com e-zoom) e foco automático instantâneo;

2) Câmera Telescópica (Spotter Scope) 3-CCD com formato 768 x494, com sistema ótico com três Campos de Visão: Médio (5,4o x 4,0o), Estreito (0,7º x 0,5º) e Super-Estreito (0,29º x 0,22º);

3) Câmera CCD-TV Colorida Dia/Noite com zoom contínuo de 24x, Campo de Visão Amplo de 24o x 18o e Campo Mínimo de 1,0o x 0,75o, com modo Low Light com sensibilidade de 0,2 Lux;

4) Apontador laser de 100 mW, comprimento de onda de 820 a 850 nm;

5) Foco automático e auto-tracker em todos os sensores;

6) Torre giro-estabilizada em 5 eixos com 38,10 cm (15”), hermeticamente selada e qualificada para operação a até 55.000 pés e 405 Nós, qualificações MIL-STD-810 e MIL-STD-461.

O sistema está instalado em uma aeronave AS-350BA que possui ainda sistema de transmissão de vídeo digital padrão COFDM da Braoscast Microwave Services – BMS com potência de 10 W e antena omnidirecional, gravador de vídeo digital  e monitores dianteiro e traseiro da Avalex. Uma segunda aeronave AS-350B3 possui provisões para receber o sistema completo.


Fonte: Grupo MKR.


6 COMENTÁRIOS

  1. Na condição de participante da operação em questão, sinto-me honrado de ter trabalhado com profissionais de extrema competencia, comprometidos com o bem estar e segurança da população do Rio de Janeiro.
    Merecedores deste reconhecimento, estão todos de parabéns!

  2. A operação em si foi grandiosa; profissionais especializados, união, equipamento de ponta colaboraram para o sucesso da missão. Me sinto honrado pela menção honrosa e por ter participado de muma operação vitoriosa.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

2 + treze =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários