04 de Abril – Dia Estadual do CIOPAER

niverciopaer

O Dia Estadual do Centro Integrado de Operações Aéreas foi instituído no calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso, pela Lei nº 9.639, de 08 de novembro de 2011, a ser comemorado no dia 04 de abril.

Vale lembrar que em Mato Grosso esse importante segmento aeropolicial, ganha asas no inicio da década de 80, quando foram realizados alguns estudos para adoção do policiamento aerotransportado na Polícia Militar de Mato Grosso, tanto que a polícia florestal realizou um trabalho piloto com emprego de ultraleves na fiscalização ambiental de mananciais e recursos florestais.

Na década de 90, por diversas vezes foram realizadas demonstrações em Cuiabá, estimulando as autoridades a adquirir uma aeronave, agora de asa rotativa, para atender as demandas sociais e aprimorar nossos serviços.

No ano de 1997 o Governo do Estado adota medidas políticas e administrativas com o propósito de adquirir, para Secretaria de Estado de Segurança Pública, uma aeronave de asa rotativa com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A manobra política foi realizada com recursos destinados à então Fundação de Estado de Meio Ambiente (FEMA). Meses mais tarde chega uma aeronave de fabricação Francesa, o Esquilo AS 350 B2, entregue à Polícia Militar do Estado de Mato Grosso no ano de 1998.

Aliás, mesmo antes da chegada da aeronave, a PMMT preparou-se efetivamente para operar o equipamento, primeiramente criando uma unidade especializada capaz de aproveitar todas as potencialidades desse tipo de equipamento.

Em 12 de janeiro de 1998, o Comandante Geral da PMMT – o Cel QOPM Dival Pinto Martins Correia, por força da portaria n.° 001/GABCMT-GERAL/12-02-1998, criou o título provisório de “Grupamento Aéreo de Radiopatrulhamento – GAR” da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, fundamentado nas necessidades relativas a aquisição da aeronave assim como pela necessidade de estruturar previamente a nova organização com tripulantes, pilotos, co-pilotos, mecânicos, entre outras providências.

Nos oito artigos dessa portaria fundamenta-se a nomenclatura, a circunscrição, a estruturação, a finalidade, a subordinação entre outras do GAR.

É valido frisar que em 24 de setembro de 1999, pela portaria 030/PM-1/EMG-PMMT, assinada pelo Cel PM José Renato Martins da Silva, foi extinto o GAR e foi criado o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da PMMT (GRAer) com o propósito básico de “executar o apoio as operações terrestres da Polícia Militar, bem como, atuar nas buscas e salvamentos de emergência”.

Já o Centro Integrado de Operações Aéreas – CIOPAER foi criado em 19 de julho de 2006, por meio do Decreto nº 7.896 do Chefe do Poder Executivo Estadual, ao dispor sobre a estrutura da então Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP.

Entretanto, somente com a edição do Decreto Estadual nº 8304, de 17 de novembro de 2006 o Governo regula as atividades do CIOPAER, tendo por premissa a modernização das atividades operacionais desenvolvidas pelos órgãos vinculados a estrutura da pasta da Segurança Pública; promover a gestão, a integração e a otimização dos meios e recursos aéreos disponíveis, bem como, centralizar em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas, empenhadas em atividade policial, patrulhamento ambiental, socorrimento público e defesa civil, tornando as atividades desempenhadas pelos operadores de segurança pública mais dinâmica e compatível com as necessidades e interesses da coletividade mato-grossense.

A integração citada no nome do CIOPAer justifica-se pela congregação de esforços conjuntos, num mesmo local, sob uma mesma direção, das atividades aerotransportadas desempenhadas pela Policia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Atualmente, o Ciopaer conta com 3 aeronaves da Asa Rotativa (helicópteros) e 4 de Asas fixa (avião); tendo um efetivo de 73 (setenta e três) servidores/militares, entre pilotos, Tripulantes, Mecânicos e serviço administrativo, assim distribuídos: a) Órgão de origem: 53 policiais militares, 9 policiais civis e 11 bombeiros militares; e, b) gênero: 64 homens e 9 mulheres.

Fonte: SESP/MT.

1 COMENTÁRIO

  1. 04 de Abril – dia Estadual do Ciopaer, para alguns comemora-se esse dia, mas para os reais integrantes do Ciopaer, aqueles que tem nas suas células moleculares, dna de aeroaviador, é data de um momento de REFLEXÃO, conscientizar que estão no Ciopaer para dar continuidade aos tabalhos deixados pelos HERÓIS que foram abatidos pela ironia do Destino em serviço, prestando regate às vítimas de acidentes veícular, Aos heróis que foram levados com o Águia Uno, fica o lema Heróis Anônimos é o que Somos.

Escreva um comentário

quatro × um =

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

comentários