15 novos pilotos de RPA são certificados em Florianópolis pelo Corpo de Bombeiros

- Anúncio -
Ascom CBMSC

Santa Catarina – Foi concluída a 3ª edição do curso para piloto de RPA (Remotely Piloted Aircraft) popularmente conhecida como “drones”. As instruções foram realizadas entre 17 à 21/12 no Centro de Ensino Bombeiro Militar – CEBM. Após 40 horas aula, 15 alunos alcançaram média acima de 8 e receberam brevê para o exercício da atividade.

O curso reuniu Bombeiros Militares do CBMSC, do extremo Oeste ao Litoral, além de dois alunos externos: 1º Tenente Silvia Amélia de Souza Paula, do Batalhão de Operações Aéreas de Minas Gerais e Soldado PM Estevão Chudzik Ruza, do 10º Batalhão PM de Blumenau. Como destaque, a Soldado BM Tainara Monteiro de Freiras foi certificada como a primeira piloto feminina formada no CBMSC.

15 novos pilotos de RPA são certificados em Florianópolis. Fotos: Soldado BM Jackson Jacques e Soldado BM Taina Monteiro de Freitas.

Dois palestrantes foram convidados para enriquecimento das aulas. Diego Hemkmeier, Engenheiro Ambiental da IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) discursou sobre fotogrametria, medição das distâncias e dimensões reais dos objetos por meio de fotografia, cartografia e levantamento da topografia local com uso de RPAs. A empresa Bembras palestrou com um de seus representantes com a demonstração das RPAs mais modernas na atualidade, modelos Mavic 2 interprise e Matrice 210, que tem como diferencial opções de zoom e câmera térmica.

Durante o curso, o Cabo BM Manoel Ferro Ferreira demonstrou aos alunos as possibilidades de adaptação às RPAs existentes. Em parceria com uma universidade de Criciúma, o Cabo desenvolveu um protótipo para futuro emprego na área de salvamento aquático. O projeto utiliza um drone para transporte de cargas de até 1,3kg, podendo carregar um flutuador (para auxílio à vitimas de afogamento) e até mesmo remédios e suprimentos. Como diferencial no mercado de drones, o protótipo pode desprender o flutuador com o uso de imãs e garantir a entrega em mãos para a vítima, além do baixo custo de aquisição. O projeto utiliza como modelo a Rpa Phantom 4.

15 novos pilotos de RPA são certificados em Florianópolis. Fotos: Soldado BM Jackson Jacques e Soldado BM Taina Monteiro de Freitas.

Para o próximo ano, o CBMSC planeja instruir as aulas teóricas de RPA à distância, a fim de disponibilizar maior tempo livre para as aulas práticas que por vezes são prejudicadas por condições climáticas. A instituição tem como meta alcançar o índice de 80 pilotos de RPA formados no Estado, incluindo todos os batalhões. O projeto prevê que após a certificação dos pilotos, sejam necessárias apenas recertificações, devido às mudanças tecnológicas.

Atualmente, o CBMSC atua com 19 RPAs no Estado. Além de instruir e certificar os novos alunos, o curso foi importante como comparativo dos equipamentos utilizados pela Corporação com as aeronaves mais modernas do mercado, mostrando aos militares as limitações do drones usados e a necessidade de investimentos para continuidade das atividades no CBMSC.

- Anúncio -