Santa Catarina – Na sexta-feira (29), a 5ª Base de Aviação (5ª BAv) do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), sediada em Lages, comemorou cinco anos de operações aéreas, salvando e protegendo pessoas na Região Serrana de Santa Catarina. Desde sua criação, voaram para 1.258 missões.
No socorro de pessoas as equipes realizaram 95 atendimentos pré-hospitalares, 232 transporte aeromédicos e 5 salvamentos aquáticos. No combate à criminalidade foram 416 ocorrências policiais, 264 patrulhamentos, 47 buscas, 288 apoios operacionais, 125 detidos, 6 veículos recuperados e 9 armas apreendidas.
Durante todos esses anos, pilotos e tripulantes operacionais multimissão (TOMM) fizeram a diferença na vida de muitas pessoas. O BAPM e suas Bases são estruturadas para realizar operações policiais, atividades de buscas, resgates, salvamentos, missões de defesa civil, transporte aeromédico com apoio de equipes médicas, transporte de órgãos, combate a incêndio, transporte de tropas, fiscalização ambiental e outros.
A 5ª Base de Aviação atende 18 municípios que compõem a região da Associação dos Municípios da Região Serrana (AMURES), mas se for necessário pode ser acionada para atender missões em outras regiões.
O Batalhão de Aviação da Polícia Militar opera 04 helicópteros e 02 aviões, distribuídos entre suas bases de Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú e Lages.