A ajuda do Grupamento Aeromóvel da PM do Rio ao Espírito Santo

- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Um total de sete missões diárias ao longo de cinco dias e mais de 25 horas voadas. Assim foi a dinâmica da tenente-coronel Clarisse Barros, dos majores Fernando Salles e Jorge Ribeiro Fraga, do sargento Camilo Barbosa, do cabo Anderson Carlos Gomes, bem como do soldado Rafael Marinho, no período de 25 a 30 de dezembro de 2013, quando os policiais do Grupamento Aeromóvel (GAM) atuaram na missão fluminense de auxílio às famílias vítimas de inundações ocorridas no Noroeste do Espírito Santo.

GAM/RJ: Apoio ao Espírito Santo

“Nunca é agradável participar do resgate de pessoas em situação de sofrimento. Nesse caso, em específico, famílias estavam isoladas porque várias estradas estavam interrompidas, os mantimentos em algumas casas estavam acabando, enquanto em outras muitos já estavam sem comer há dias.

“Moradores do local receberam suporte, água e alimentos dos policiais, entretanto, foi impressionante perceber a organização deles, ajudando de alguma forma a própria comunidade, principalmente as crianças, grávidas, portadores de necessidades especiais”, lembra a tenente-coronel Clarisse.

Para a oficial, que também esteve na missão humanitária de auxílio às vitimas dos deslizamentos de encostas ocorridos em 2011, na Região Serrana do Rio, o apoio do GAM no território capixaba foi um sucesso. “Todos os dias foram desafiadores, mas só voltamos por questões de manutenção e segurança operacional, além disso, não houve demanda de regresso. De qualquer forma, estamos sempre dispostos a atender aos chamados com uma tropa profissional, técnica e preparada”, enfatizou.

Ao longo de quase uma semana, a bordo da aeronave Fênix 02, os policiais realizaram 35 missões na região do Baixo Guandu e Colatina, em ações de salvamento e resgate com o apoio de bombeiros e técnicos geólogos de diversos estados. Na ocasião, os militares do GAM auxiliaram na entrega cerca de três toneladas de alimentos, 800 litros de água e medicamentos à população.

GAM/RJ: Apoio ao Espírito Santo

Policiais chegaram a ser homenageados pela excelência na missão. “Foi uma atuação diferente da nossa na Polícia Militar no cotidiano. Houve uma senhora que, após pousarmos e lhe entregarmos mantimentos, ela se ajoelhou em frente da aeronave para agradecer. Me sinto muito bem por ter participado e ter ajudado pessoas sem nada, mas com a intenção de dividir ao menos um bolo ou um copo de água conosco, apenas para retribuir”, destacou o major Fraga, um dos pilotos da missão.

Já o cabo Anderson Carlos, tripulante operacional da comitiva, disse que os trabalhos representaram um marco em sua vida. “Nesses momentos, somos o único ponto de apoio dessas pessoas e poder responder com propriedade essa responsabilidade é muito gratificante”, resumiu.

“Estou há pouco tempo no Grupamento, foi uma experiência diferente para mim porque auxiliar quem precisa e receber um agradecimento por isso, como policial, não tem valor”, completou o soldado Marinho, mecânico de aeronaves da comissão de policiais.

Na última quarta-feira, dia 22, os seis militares do GAM foram homenageados pela excelência técnica e operacional nos serviços prestados à Corporação à sociedade na solenidade que premiou os policiais do Grupamento de maior destaque em serviço no 4º trimestre de 2013.

GAM/RJ: Apoio ao Espírito Santo

Resultados: foram realizadas 35 missões, em sua maioria de salvamento e resgate juntamente com as equipes dos bombeiros do RJ e ES bem como da FN, cães farejadores e técnicos geólogos. Foram entregues cerca de 3 toneladas de alimento, 800 litros de água e medicamentos para áreas completamente isoladas em um total de mais de 25 horas voadas .

Galeria de fotos:

Texto: Daniel Braga, via Seção de Relações Públicas do GAM/RJ

- Anúncio -

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns aos colegas do GAM e obrigado pelo apoio naqueles dias.

    Obrigado também aos companheiros de SP e de MG que vieram em auxílio, bem como os das FFAA.

    NOTAer sempre de portas abertas. HARPIA!

    Cap Pablo

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários