A Associação Brasileira de Operações Aeromédicas (ABOA) instituiu o dia 25 de abril como o Dia da Aviação Aeromédica Brasileira. O lançamento aconteceu durante a quinta edição do Congresso Aeromédico Brasileiro (CONAER), realizado nos dias 10 e 11 de julho de 2025, em Vitória (ES).
A escolha do dia é uma homenagem ao médico e piloto, Ismael Torres Guilherme Christiano, nascido em Ribeirão Preto, no dia 25 de abril de 1904. Ismael idealizou na década de 1930 a utilização sistemática de aeronaves para o transporte de pacientes, em atendimento a urgências e emergências médicas.
Sua visão inovadora vislumbrou o potencial da aeronave para o serviço de “Aviação Sanitária”, lançando as bases do que viria a se tornar, muitas décadas depois, o Serviço de Operações Aeromédicas no Brasil.
Breve histório
Ismael Guilherme formou-se em medicina em 1927 e ingressou no quadro médico da Força Pública de São Paulo (FPSP), especializando-se em cirurgia. Frequentou a Escola de Aviação da FPSP, onde brevetou. Foi um dos idealizadores do movimento constitucionalista de 1932. Promovido a Major, foi nomeado Comandante do Grupo Misto de Aviação da Força Pública do Estado (G.M.A.P.), os “Gaviões de Penacho“.
Em 1934, Ismael Guilherme foi eleito deputado estadual pelo Partido Republicano Paulista (PRP), com 168.879 votos para sua primeira legislatura, de 1935 a 1937. Assumiu a superintendência da VASP e realizou o curso de piloto comercial. Em 1941, passou no concurso da “Panair do Brasil“, licenciando-se da VASP.
Na Panair, voando um Lockheed Lodestar, matrícula PP-PBG, acidentou-se em 28 de setembro de 1942. O voo havia saído do Rio de Janeiro para Porto Alegre com escalas em São Paulo e Curitiba. Ao iniciar a descida no aeroporto de Congonhas (SP), numa aproximação noturna com mal tempo, arremeteu e iniciou circuito para uma nova tentativa. Os motores pararam e a aeronave caiu na mata de Pedra Branca, em Santo André, SP, matando todos os 15 ocupantes (4 tripulantes e 11 passageiros). Esse foi o último voo do médico e comandante Ismael Guilherme.
Leia mais em:
- Ismael Guilherme, médico visionário que defendeu a criação da Aviação Sanitária e da Aviação Policial.
- Edição Digital Rememorativa da Epopeia da Aviação Constitucionalista na Revolução de 1932, pg. 117.
- A Força Policial, Nº 44 out/nov/dez/2004 (Capa).















































