- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

Santa Catarina – O serviço aeromédico criado em dezembro de 2020 vem se consolidando em toda a região sul de Santa Catarina. O trabalho integrado entre o SAER da Polícia Civil, SARASUL, SAMU e Corpo de Bombeiros, vem apresentando resultados positivos no atendimento especializado de pacientes graves.

Ao todo, três enfermeiros e onze médicos, em regime de escala, revezam em turnos de 12 horas de serviço no SARASUL, embarcados no helicóptero da Polícia Civil. Praticamente todos os dias há uma acionamento aeromédico. Foi o que aconteceu na tarde de domingo (28). Uma dessas equipes foi chamada para realizar a remoção aeromédica de um homem de 26 anos, vítima de tentativa de homicídio por disparos de arma de fogo na cidade de Praia Grande, SC.

Devido a gravidade dos ferimentos, o paciente foi transferido do Hospital de Praia Grande para o Hospital São José, pois necessitava de avaliação neurológica. Em menos de vinte minutos de voo a vítima já estava sendo recebida no hospital.

Na segunda-feira (01), foram novamente acionados para realizar dois atendimentos. No primeiro, um bebê de 2 meses, estava com obstrução de via aérea por secreção, evoluindo para parada cardiorrespiratória. Devido a gravidade do caso, imediatamente realizaram desobstrução da via aérea com máscara laríngea e manobras de reanimação, além de acesso intraósseo.

Após alguns instantes a pulsação retornou e o bebê foi estabilizado e conduzido pela unidade avançada do SAMU ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma.

O segundo atendimento foi na Penitenciária Sul. Um presidiário com suspeita de parada cardiorrespiratória foi atendido e medicado pelos profissionais do SARASUL. Como não foi constatada gravidade no caso, o preso ficou em observação na enfermaria, sob os cuidados da equipe de saúde do Presídio.

Hoje, o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (SARASUL) é operado pela Ozz Saúde, empresa que ganhou o edital de licitação publicado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários