Sergipe – Em um ano e cinco meses de operacionalização, o serviço aeromédico do Governo do Estado chegou a 202 atendimentos prestados aos sergipanos, oferecendo uma assistência célere nas ocorrências de urgência e emergência no estado.
A parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe) e o Grupamento Tático Aéreo (GTA) iniciou em 16 de fevereiro de 2023, quando foi assinado o Termo de Cooperação nº 001/2023, entre as Secretarias de Estado da Saúde e Segurança Pública.
Para atender as demandas do serviço aeromédico, 29 profissionais, sendo 15 médicos e 14 enfermeiros emergencistas, estão habilitados. Dentre as principais ocorrências registradas pelo serviço, foram atendidos pacientes com diversas patologias, como cardiovasculares, obstétricas, traumas, causas clínicas, remoções pediátricas e incidentes com múltiplas vítimas (IMV).
“Contar com o serviço aeromédico, principalmente na característica do nosso serviço, que abrange o estado inteiro, dá uma garantia maior de um atendimento mais célere, principalmente para as ocorrências que são tempo-dependentes. Ainda estamos no início de um processo que vai se consolidando com o passar dos anos, mas que desde a implantação vem se destacando no quesito de agilidade e qualidade da assistência aos sergipanos”, destacou o superintendente do SAMU 192 Sergipe, Ronei Barbosa.