- Anúncio -

Aeromédico do Brasil – O portal Resgate Aeromédico iniciou uma série de entrevistas com os protagonistas do aeromédico brasileiro para conhecer melhor o funcionamento dos operadores aeromédicos públicos e privados.

No Brasil, segundo a ANAC, o serviço aeromédico privado é explorado por cerca de 39 empresas de táxi-aéreo. A Air Jet Táxi Aéreo é uma delas. Nesse setor há também operadores públicos. Os Corpo de Bombeiros Militares, Polícias Militares, Polícias Civis, Polícia Rodoviária Federal e Secretarias de Segurança Pública realizam atividades de resgate e transporte aeromédico.

Helicóptero AS365N2 (Dauphin) da Air Jet habilitado para operações aeromédicas.
Helicóptero AS365N2 (Dauphin) da Air Jet habilitado para operações aeromédicas.

Dessa vez vamos falar sobre a operadora aeromédica Air Jet Táxi Aéreo. O piloto Marcelo Jorge Graciotti, Gerente de Operações, e equipe, nos ajudaram com as respostas e com a matéria.

A Air Jet Táxi Aéreo, habilitada pela ANAC, atua desde 2012 sob nova direção e além de seguir rigorosamente as normas da ANAC, mantém equipe capacitada para transporte aéreo executivo, aeromédico e serviços aéreos especializados. Cada detalhe é cuidadosamente planejado para proporcionar a melhor experiência de voo, de acordo com as necessidades do cliente.

A empresa dispõe de modelos de aeronaves capazes de atender a diferentes missões e são homologados para a prestação dos serviços de táxi aéreo (TPX), transporte aeromédico e serviço especializado (SAE). Os comandantes são experientes e treinados anualmente em simuladores homologados no exterior.

Vamos conhecer a Air Jet Táxi Aéreo!

RA: Quais aeronaves vocês operam? Quantas estão destinadas ao transporte aeromédico?

Air Jet: Atualmente, a Air Jet opera seis helicópteros e um jato, sendo um helicóptero AS365N2 (Dauphin) já habilitado para operações aeromédicas.  Em breve, mais dois helicópteros e um jato vão ingressar no serviço aeromédico, pois estão em fase final de certificação. A frota atual é composta por um Bell 206 Jet Ranger, um AS350B3, um AS350B2, um AS365N2, um EC135, um EC155 e um avião Learjet 31.

RA: Como é a seleção e formação das tripulações?

Air Jet: A seleção é baseada na experiência necessária para o desempenho seguro de cada função. Todo tripulante admitido passa por uma série de treinamentos de voo e de solo antes de entrar em operação. Envolvem, inclusive, treinamentos em simuladores de voo fora do país para garantir a segurança e a excelência dos serviços prestados.

Equipamentos aeromédicos do helicóptero AS365N2
Equipamentos aeromédicos do helicóptero AS365N2.

RA: Vocês possuem contratos com outros Estados para realizar a atividade aeromédica?

Air Jet: Realizamos voos por demanda, que são solicitados pelos próprios clientes.

RA: Vocês realizam atendimento aeromédico privado e/ou público? Como funciona?

Air Jet: No momento, realizamos apenas atendimento privado, que é solicitado pelo médico, familiar ou responsável pelo paciente em contato direto com a Air Jet. O processo é rápido e simples para que a agilidade no atendimento seja garantida, bem como a segurança.

RA: Como é feita a regulação do transporte aeromédico na Air Jet?

Air Jet: O médico responsável da Air Jet entra em contato com o médico responsável pelo paciente no hospital de origem, que realiza uma triagem para o estabelecimento dos protocolos, garantindo, assim, um atendimento focado nas necessidades daquele paciente durante o transporte.

RA: Vocês seguem a regulamentação da ANAC? Para voar na modalidade aeromédica é preciso autorização?

Air Jet: Sem dúvida. Seguimos rigorosamente as regulamentações da ANAC, até mesmo porque, para prestar serviço aeromédico, a empresa tem que estar certificada pela ANAC.

RA: Como é formada a equipe aeromédica da aeronave?

Air Jet: A equipe é formada por um médico, um enfermeiro e até dois pilotos.

RA: Pretendem ampliar a frota de aeronaves?

Air Jet: Estamos prontos para isso, até mesmo como consequência do crescimento da demanda.

RA: Pretendem ampliar o serviço?

Air Jet: A Air Jet já possui em seu portfólio outros serviços, além do aeromédico, como táxi-aéreo, voo panorâmico e os Serviços Aéreos Especializados (SAE). A ampliação dos serviços é consequência da demanda de mercado.

RA: Onde fica a base de operações? São quantas bases?

Air Jet: A base da Air Jet Táxi Aéreo está localizada no Aeroporto Campo de Marte, em frente ao Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. Sua localização permite fácil acesso à Marginal do Tietê e ao corredor norte-sul, uma das mais importantes vias de trânsito da cidade. Possui estacionamento próprio, com segurança 24 horas e sala VIP climatizada, com TV a cabo, Wi-Fi e banheiro privativo.

Equipamentos aeromédicos do helicóptero AS365N2.
Equipamentos aeromédicos do helicóptero AS365N2.

RA: Quais equipamentos aeromédicos possuem na aeronave? Pretendem adquirir algo específico?

Air Jet: As aeronaves adaptadas para o serviço aeromédico possuem todos os equipamentos avançados necessários para prestar um atendimento com toda a qualidade e segurança, como ventiladores, cardioversor, bomba de infusão adulto e pediátrica, incubadora e autopulse.

RA: Vocês fazem treinamento de CRM ou algum voltado para a segurança das operações?

Air Jet: Sempre! Nossa prioridade é a segurança; e os treinamentos constantes servem para garantir a segurança e a excelência dos nossos serviços.

RA: Vocês voam sempre com dois pilotos no aeromédico, por quê?

Air Jet: Sim. Seguimos rigorosamente às regras da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC. Atualmente, a regra não permite que se faça voos por instrumento com apenas um piloto, com passageiros a bordo. O voo com apenas um piloto é realizado estritamente em condições visuais.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários