Minas Gerais – Na quinta-feira (11), a Superintendência Regional de Saúde de Barbacena realizou a distribuição das doses da vacina contra a COVID-19 aos 31 municípios da área de abrangência da regional.

Foram distribuídas 7.600 doses da terceira remessa de 315.600 doses da vacina CoronaVac recebidas pelo Governo de Minas, por meio do Ministério da Saúde (MS), e repassadas às 28 Unidades Regionais de Saúde (URS’s) do Estado nesta semana. Na quarta-feira (10), a Regional de Saúde de Ubá já tinha recebido 9 mil doses da vacina CoronaVac.

A distribuição das vacinas está sendo realizada com apoio das aeronaves da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e veículos das Secretarias Municipais de Saúde (SMS’s), que saem da Regional com os imunizantes para as respectivas cidades.

Transporte de pacientes

Além disso, Minas Gerais passou de 2.072 leitos para 4.055.  Isso permitiu remover pacientes dentro de Minas Gerais para tratamento contra a COVID-19. Nos dias 7 e 6 de fevereiro, 10 pacientes foram transferidos do município de Coromandel para Montes Claros e Formiga. Para o transporte foram utilizadas ambulâncias e aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar.

Como funciona a regulação para transferência de pacientes

Em caso de necessidade de transferência de pacientes, a Central de Regulação faz a remoção dos pacientes conforme a disponibilidade de leitos nas macro e microrregiões de saúde do estado. Quando necessário, é colocado à disposição da população aeronaves para o transporte.

A transferência é feita conforme o Plano de Contingenciamento elaborado para que todos os municípios possam contar com referências de atendimento em suas regiões.
Quando em uma determinada cidade não há leitos disponíveis, é preciso buscar a alternativa assistencial mais adequada para o tratamento de saúde que o cidadão necessita. A busca se dá em hospitais das cidades de sua macrorregião. Quando não encontrado, a busca se estende para outras macrorregiões de Minas Gerais.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 × um =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários