- Anúncio -

Santa Catarina – O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em parceria com a Serviço de Transplantes do Estado de Santa Catarina (SC Transplantes), realizou o transporte de um fígado na madrugada desta última quarta-feira (20), da cidade de Criciúma para Joinville.

A operação de captação do órgão em Criciúma iniciou-se por volta das 19h30min da terça-feira (19) e evoluiu até às 23h30min do mesmo dia. A equipe de saúde e o órgão embarcaram no helicóptero Arcanjo 01 por volta da meia noite e seguiram viagem.

Foi necessário um pouso estratégico em Florianópolis para reabastecimento. Em seguida, seguiram voo até o destino final, em Joinville. Por volta das 02h30min de quarta-feira (20), o órgão já se encontrava no Hospital São José, local onde o paciente receptor já aguardava pelo implante do órgão.

Essas operações exigem sincronia entre os serviços: captação de órgãos, operações aéreas e hospitais. O esforço desses departamentos evolvem planejamento estratégico, tempo, equipes, recursos técnicos, combustível, apoio solo e uma fina comunicação à todo momento.

Outro ponto alto dessa ocorrência foi o horário noturno, que envolvem riscos operacionais mais elevados, aumentando o nível de alerta de toda equipe de operações aéreas. Além disso, a agilidade nos deslocamentos da aeronave ajudam a manter o órgão viável para o implante no paciente.

- Anúncio -