São Paulo – Na tarde deste 1º de maio uma embarcação afundou no mar e seus ocupantes ficaram à deriva. Eles foram salvos pela equipe do Águia 08 da Base de Praia Grande, litoral sul de São Paulo.
Eles haviam saído para pescar na região da Riviera de São Lourenço em Bertioga, Litoral de São Paulo. Por volta das 12:00h foram surpreendidos por fortes ventos do continente, que acabaram virando a embarcação – um pequeno barco de alumínio e que deixou os pescadores à deriva apenas com os coletes salva-vidas e sem nenhuma alimentação.
Os ventos e a correnteza os levou mar adentro cerca de 07 km da costa.
O apoio do helicóptero foi solicitado às 14:00h pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) já que as embarcações teriam dificuldades para realizar as buscas em função do mar agitado e dos fortes ventos.
A equipe da aeronave fez contato com o Posto de Bombeiros de Bertioga e iniciou as buscas próximo a costa da Riviera de São Lourenço abrindo cada vez mais o leque para mar adentro, até que na primeira tentativa de varredura conseguiu localizar os náufragos acenando para a aeronave. Um senhor de 65 anos, Sr Virgílio, estava se apoiando na proa do barco que já tinha afundado e o outro de 50 anos, Sr Elcio, estava na água se apoiando no tanque de combustível do barco, como se fosse uma bóia de salvamento.
A aeronave fez a aproximação à baixa altura e a equipe se comunicou por meio de gestos com as vítimas, a fim de tranqüilizá-las. Em seguida os dois Guarda-Vidas foram lançados ao mar e abordaram os amigos que não apresentavam nenhum trauma aparente, apenas o senhor Virgílio, de 65 anos, estava iniciando um quadro de hipotermia, visto o tempo em que estava dentro d’água.
O salvamento foi realizado pela técnica do Puçá. Foram levados para a praia mais próxima, no Posto 9 do PB-14 do GBMar em Bertioga, onde os guarda-vidas já estavam aguardando para prestar os primeiros socorros.
A tripulação do Águia 08 era composta pelos seguintes profissionais: Cmt da Anv: Cap PM Adrian, Cmt Op: Cap PM Gallo, Tripulante Lançador: Sd PM Paulo Renato, Guarda-Vidas 1: Sd PM Anderson, Guarda-Vidas 2: Sd PM Pantojo e as Vítimas José Virgílio Betioli – 65 anos e Elcio Rodrigues Gallo – 50 anos.