Águia 17 da PMESP pousa em praça no ABC para levar acusado ao Fórum

PF fez operação de guerra para levar acusado a julgamento. Ele será julgado por assassinato ocorrido em 1999.

O helicóptero Águia 17, da Polícia Militar, pousou por volta das 12h desta quinta-feira (22) na Praça Quarto Centenário, no Centro de Santo André, ABC, para levar Gilmar Vilarindo de Moura, o Alemão, ao Fórum da cidade. Considerado um dos maiores assaltantes de banco do país, ele é acusado de participar de roubos a banco e carro-forte em 11 estados. Uma operação especial foi montada pela polícia para garantir a segurança do julgamento.

Helicóptero pousou em praça em Santo André (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

Alemão está detido na Penitenciária Federal de Mossoró (RN) desde o ano passado. Nesta quinta, ele será julgado por outro crime: o assassinato do dono de um bar na Favela dos Palmares, ocorrido em 1999. O julgamento está previsto para começar às 13 horas.

Dezenas de policiais militares e federais, armados com fuzis, pistolas e submetralhadoras, se posicionaram desde o início da manhã ao redor do fórum para evitar uma possível tentativa de resgate de Alemão. Além do helicóptero onde o acusado foi trazido, outra aeronave do mesmo tipo ficou sobrevoando ao redor do edifício, para garantir a segurança dos policiais.

Com um casaco vermelho e algemado, Alemão saiu do helicóptero cabisbaixo e silencioso. Ele ficou cercado por agentes federais fortemente armados até o fórum. Segundo o Tribunal de Justiça, cinco testemunhas devem ser ouvidas nesta quinta. O julgamento está previsto para terminar até esta noite.

"Alemão" chega escoltado a fórum por policiais federais (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

A operação de guerra montada pela Polícia Federal não afetou o funcionamento do restante do Fórum nem dos edifícios vizinhos – prefeitura e Câmara Municipal. Para montar o esquema de segurança, agentes visitaram o local diversas vezes ao longo da semana, tiraram fotografias, estudaram as possíveis rotas de fuga e se reuniram com juízes e promotores.


Fonte: Paulo Toledo Piza, G1 SP


Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

nove − nove =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários