Águia auxilia em curso de mergulho autônomo do Corpo de Bombeiros, em Panorama/SP

Oito tenentes e quatro soldados do 10º Grupamento do Corpo de Bombeiros, situado em Marília/SP, participaram de mais uma etapa do curso de formação de especialistas em mergulho autônomo. O treinamento, iniciado há três semanas, tem como objetivo habilitar oficiais e praças a realizar o procedimento a profundidade de até 39 metros.

Na primeira etapa, realizada em uma piscina, eles recebem instruções acerca do uso dos equipamentos, contato com a água, métodos de busca, execução e montagem de operação de mergulho, além de sinalização e comunicação subaquática.

Já na segunda parte do curso, as mesmas tarefas foram executadas no Rio Paraná, em Panorama. Ontem (18/03), na fazenda São Francisco, os bombeiros encerraram mais uma fase do curso, com o treinamento de salto para mergulho. Para a ação, foi usado o helicóptero Águia da Polícia Militar de Bauru.

“É raro utilizarmos esta técnica, já que nossos rios e represas são muito rasos, com uma profundidade média de 15 metros. Ainda assim é importante esse treinamento, pois esses bombeiros em algum momento podem dar apoio em outra região do Estado e estarão preparados para saltar da aeronave”, afirma o capitão Renato Carbonari.

Ainda de acordo com Carbonari, o curso será encerrado nos próximos dias. Hoje, eles receberão instruções sobre como reflutuar um veículo. Amanhã, atividade será em Chavantes, onde os bombeiros vão mergulhar a 39 metros. Na sexta-feira, o treinamento será para buscas com uso de bússola e GPS.

Fonte: Diário de Marília.

Foto: Ricardo Prado.

1 COMENTÁRIO

  1. DESPERDÍCIO DE HORAS DE VOO.

    TREINAMENTO DESNECESSÁRIO PARA UMA SITUAÇÃO QUE COMO FOI DITO, DIFICILMENTE SERÁ REALIZADA.

    RIOS E REPRESAS NÃO SÃO SEGUROS PARA ENTRADA PARTINDO DE PLATAFORMA ELEVADA DEVIDO AOS ELEVADOS RISCOS DE CONTATO COM DIVERSOS OBJETOS PERIGOSOS SUBMERSOS!

    TRANSPORTÁ-LOS ATÉ O LOCAL DO SINISTRO CERTAMENTE SIM E EFICAZ.

    DEPOIS DO “SALVAMENTO AÉREO DE CAVALO” QUALQUER EVENTO É MOTIVO PARA USO DE HELICÓPTERO.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

três × um =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários