Águia Uno da Polícia Militar de São Paulo completa 10.000 horas de voo

Em 1º de outubro de 2010, em uma missão na Base de Radiopatrulha Aérea de Presidente Prudente, a aeronave PP-EID, mais conhecida como Águia Uno atingiu a marca de 10.000 horas de voo. A primeira aeronave no Brasil a atingir essa marca histórica em atividade eminentemente policial e de resgate.

DSC02403.jpg

A aeronave, um AS350B, foi fabricada em 1983, e recebida oficialmente pela Polícia Militar de São Paulo em 15/08/1984, sendo a primeira aeronave “própria” do GRPAe/SP e a primeira a atingir a marca de 10.000 horas de voo.

Durante muito tempo foi parceira do então Águia 2 (PT-HLB), hoje Águia 12, que operou por muito tempo mediante convênio com a Prefeitura do Município de São Paulo e atualmente incorporado ao patrimônio da PMESP e também do Águia 3 (PT-HLE), aeronave locada. (clique e veja a foto)

Águia Uno sendo reabastecido
Águia Uno sendo reabastecido

O primeiro voo realizado com essa aeronave foi em 16/06/1983 de SSIJ para SSIJ, com 1h20min de voo. Os primeiros voos com a Polícia Militar ocorreram em 10/01/1984, antes da data de inauguração do GRPAe.

O primeiro voo oficial ocorreu em 14/08/1984, 12min de voo, de SBMT para o Palácio do Governo, operando inicialmente no 2º Batalhão de Choque, onde ficava sediada a aeronave e o GRPAe.

Primeira Caderneta de Célula do Águia Uno
Primeira Caderneta de Célula do Águia Uno

Em 2.000, o Águia Uno foi “retrofitado” para o modelo AS350BA, tornando-o mais capaz para as atividades operacionais.

Abaixo estão algumas fotos do momento histórico do Águia Uno, quando completou suas 10.000 horas de voo. Essa aeronave passou por fases importantes do GRPAe, quando chegou e foi o principal instrumento na implantação desse serviço em São Paulo e, agora, sendo utilizada em uma, das dez Bases de Radiopatrulha Aérea do GRPAe da PMESP.

Águia 01 em missão em Presidente Epitácio, quando completou 10.000 horas de voo
Águia 01 em missão em Presidente Epitácio, quando completou 10.000 horas de voo

Atualmente, o Águia Uno, com o grafismo novo adotado pela Polícia Militar, dá a sua colaboração na Base de Radiopatrulha Aérea de Presidente Prudente, que teve o orgulho de participar desse marco histórico dessa máquina, a precursora de toda a história do GRPAe da PMESP e parceira de missões com todos os pilotos que já serviram na Unidade.

Foto histórica e que percorreu o mundo realizada na vertical da Avenida Paulista em São Paulo.

Para se ter uma idéia da história que essa máquina tem para “contar” ela efetuou nos últimos 18 anos mais de 9.800 missões policiais, de resgate, salvamento, etc. Nos últimos 10 anos o Águia Uno auxiliou no salvamento de 94 pessoas, na apreensão de 186 armas de fogo e na localização de 677 veículos.

Por Eduardo Beni e Alex Mena Barreto com apoio da Divisão de Manutenção, Divisão de Operações e da Seção de Comunicação Social do GRPAe que disponibilizaram fotos e dados da aeronave.

15 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS A PM DO ESTADO DE SÃO PAULO POR ESTA MARCA HISTÓRICA PARA GRPAe/SP. SÃO POUCAS AS UNIDADES AÉREAS QUE CHEGAM A ESTE FEITO. FRUTO DA COMPETÊNCIA E PROFISSIONALISMO DESTA ORGANIZAÇÃO MILITAR TÃO IMPORTANTE PARA NÓS AQUI EM SP. ABRAÇOS E BONS VÔOS A TODOS.

    OBS: GOSTARIA DE SABER SE O PELICANO 01, PERTENCENTE AO S.A.T DA PCSP, TENDO EM VISTA QUE CHEGOU NA MESMA ÉPOCA DO AGUIA UNO, 1984, DEVE ESTAR PRÓXIMO TAMBÉM DAS 10.000 HORAS DE VÔO?

  2. Tributo ao ÁGUIA 1.

    É só orgulho…

    Escrevemos a história e nem nos demos conta dela…todos os Irmãos de Farda que já voaram no Águia Uno, em especial os que o voaram, bem sabem o prazer de conduzí-lo. Dócil, aparenta nos ceder suas asas para fazê-lo ao vento.

    Creio que posso titulá-lo Professor, pois permite ao aluno, nos momentos críticos das primeiras horas, dominar a fera, deixando-se levar como se não quisesse nos fazer sofrer. No pairado ele “dorme” como um pião, no mais puro e doce equilíbrio.

    Tudo o mais são histórias de um herói.

    Um herói que já esteve nas mãos do Ubirajara, do Gerson, do Visconti, do Luchesi, do Santos, do Irineu, do Procópio, do Shergue, do Bexiga, do saudoso Roberto José, do Luis Alves, do Emílio e até nas minhas. Tantos nomes do passado que se juntam aos do presente para uma grande salva de palmas.

    E que venham mais 10 mil…

  3. MARCO HISTÓRICO PARA A AVIAÇÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DE DEFESA CIVIL NO BRASIL.
    QUE OUTRAS AERONAVES DO GRPAe ALCANCEM ESSA MARCA, SEMPRE COM O MESMO PROFISSIONALISMO E COMPETÊNCIA.
    A TODOS OS TRIPULANTES DO GRPAe, DEIXO AQUI MEUS VOTOS DE QUE, NOSSO BOM DEUS CONTINUE A ABENÇOAR VOSSOS VÔOS.
    PARABÉNS !!!
    CAP PMPE ROMILDO – ASP92.

  4. Caros,

    Esta marca é muito especial e saibam que vocês todos, Policiais Militares do Estado de São Paulo, são motivo de orgulho e respeito.

    Saúde e força a todos!

  5. PARABÉNS a todos os policiais militares que fizeram e fazem parte deste marco histórico, pilotos e tripulantes.
    Me congratulo com todos vocês, como policial militar, e como eventual tripulante em várias missões de vôo na capital paulista, algumas delas no PP-EID, quando eu servia no antigo 1º BPTRan (1994-1996). Foram tantas que deveria ter até caderneta de vôo…. (risos).
    Sempre estive na companhia de profissionais absolutamente competentes, muitos deles amigos pessoais.
    Não citarei nominalmente para não correr o risco de esquecer-me de alguém.

    FORTE abraço a todos !!
    Felicitações.

    Silas BORDINI do Amaral Neto
    Cap PM – Cmt EsFO

    PS: Já pensaram em adotar, por tempo determinado, o padrão de pintura original do então Águia Uno, como forma de reconhecimento pelas 10.00 horas de vôo ?!? Várias empresas e unidades militares adotam essa prática.

  6. Só podemos dizer uma coisa dos “Águias”…
    PARABÉNS!!
    Voces são um exemplo a ser seguido por todos os Estados da federação que pensam em fazer Segurança Pública com a utilização de aeronaves, especialmente de asa rotativa.

  7. Gostaria de saber se há prótótipo original do helicóptero da Polícia Militar. Onde posso adquirir? Qual o preço? Por favor mande me a foto do protótipo por e-mail.

    Carlos Eduardo da Silva

  8. obrigado pela açao em presidente epitacio principalmente no bairro vila martins so assim os delinquentes tomam rumo agora ficou um sossego a pivetada esta sumindo so falta voces fazer mais uns rasantes obrigado por tudo policia militar

    • Claudeir,

      Obrigado pelo elogio, e pode deixar que estamos de olho na “pivetada” e vamos colocá-los para correr com mais “rasantes” na Vila Martins.

      Um Feliz Natal !!

      1º Ten PM Mena Barreto
      GRPAe/SP
      Base de Presidente Prudente

  9. Caros irmãos da PMESP, além de ser Cap da PMMA, sou um apaixonado por aviação, em especial pelos helis. Sempre que posso estou voando com o nosso GTA, que recentemente adquiriu um EC 145, show. Como um bom apaixonado, sou helimodelista e estou fuselando um dos meus modelos semelhante ao AS350. Já fiz alguns cursos na PM de SP, tenho alguns amigos aí e admiro o trabalho dessa coirmã. O trabalho está começando, mas preciso de ajuda, não estou conseguindo a imagem da logo do GRPAe, aquela águia próximo à turbina. Gostaria, se possível, que me enviassem o arquivo para que o trabalho fique próximo do real. Agradeço a atenção. Cap PMMA Magalhães

  10. ta ficando bom com as açoes do aguia em presidente epitacio os mano tao sumindo obrigado por fazer essas açoes voces merecem parabens a vila martins e a vila do casquinha e as mais preocupantes em deliquentes façam mais veses açoes como essas

  11. Vcs são os anjos que o SENHOR DEUS PODEROSO enviou na terra fico maravilhada e encantada com a dedicaçao de vcs, façam com amor esta profissão de dar orgulho…sou fã de vcs…

    UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS VCS…

  12. Fui Policial Militar aí no Brasil por 15 anos e um dos fundadores do GRUPO DE AÇÕES TÁTICAS DE CAMPINAS, conhecido como “ATAC”.E como muitos de voces sou um amante dos CHOPPERS também.Hoje moro nos Estados Unidos ao lado de uma base de re-abastecimento aéreo de Helicopteros e tenho visto de HB da CHP ou California Highway Patrol, MD 500 LITTLE BIRD,Bells, Shinook, COBRA, BLACK HAWK dos US MARINES, JAYHAWK da COAST GUARD e os monstro dos CH SEA KING o qual tive a oportunidade de voar em um como convidado.Tenho muitas boas recordacões do AGUIA UNO em treinamentos que tivemos juntos e em ações reais que participamos, muitas saudade!Desejo aos que continuam combatendo o crime aí uma BOA SORTE e

    KEEP UP THE GOOD JOB.

    SEMPER FI

    RENATO SILVA

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezessete − 5 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários