- Anúncio -
Print Friendly, PDF & Email

São Paulo – Todo ano, o Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) desloca suas aeronaves para o litoral de São Paulo. Para os trabalhos de prevenção e salvamento no litoral sul e centro, a Base de Aviação de Praia Grande possui estrutura para receber aeronaves e equipes de reforço. No litoral norte, as equipes tem como base de operação o Aeroporto de Ubatuba (SDUB).

Desde o início da Operação Verão, no dia 26 de dezembro, até o dia 10 de janeiro, o CAvPM realizou 304 missões em um total de 142,4 horas de voo. Nessas operações foram realizados 14 salvamentos aquáticos e 2.502 prevenções de banhistas que estavam em locais de risco.

No sábado (09), as equipes realizaram duas missões de salvamento. O primeiro foi o resgate de uma menina de cinco anos, vítima de afogamento na Praia Vermelha do Sul, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.

A praia estava cheia e não havia tempo para afastar os banhistas para que o Águia 04 pousasse na areia para socorrer a criança. Por isso, os guarda-vidas saltaram no mar e fizeram o resgate da criança. Em uma área isolada pelos bombeiros, o Águia pousou e a criança foi embarcada na aeronave. Em seguida foi levada onde uma URSA do GBMar aguardava para ser transportada ao Hospital de Ubatuba.

O segundo atendimento foi para realizar buscas de uma família que havia se perdido em uma trilha no Boqueirão, em Ubatuba. Dois adultos e uma criança de 9 anos se perderam em um local de difícil acesso e extremamente hostil. Uma cobra picou o pé de um dos adultos, e tentando buscar uma saída foram parar na costeira do lado oposto da praia.

A criança pisou em vários espinhos durante o trajeto, dificultando sua locomoção. As vítimas conseguiram contato com o Corpo de Bombeiros que, prontamente acionaram a equipe do Águia.

Utilizando a técnica de embarque a baixa altura, manobra que exige perícia e atenção de todos os integrantes da equipe, a criança e a vítima de picada de cobra foram embarcadas e conduzidas ao ponto de apoio, onde a Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros aguardava para o transporte ao PS de Ubatuba. A terceira vítima foi socorrida por embarcação da Polícia Ambiental.

- Anúncio -

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários