Airbus Helicopters entrega à China a aeronave aeromédica totalmente equipada

O bimotor EC135 será o helicóptero de referência para as operações chinesas de serviços aeromédicos.

Uma nova era nas operações chinesas aeromédicas começou cerca de um mês atrás com a entrega de um bimotor EC135 da Airbus Helicopters como a primeira aeronave de asa rotativa equipada para missões dedicadas aos serviços de helicópteros de emergência médica (HEMS) do país.

Durante uma cerimônia na Airbus Helicopters de Donauwörth, na Alemanha, local de produção onde a aeronave foi montada, o marcante helicóptero EC135 foi entregue ao Centro de Resgate de Emergência 999 (Centro 999), subsidiário da Fundação Cruz Vermelha de Pequim.

“Além de nos beneficiarmos da excelência do EC135 como um helicóptero EMS, também agradecemos o valor da experiência e dos relacionamentos com os operadores de HEMS por parte da Airbus Helicopters,” afirmou o Sr. Ma Runhai, vice-presidente executivo da Sociedade da Cruz Vermelha da China em Pequim. “Isto nos ajuda a alcançar o objetivo estratégico nacional de aprofundar abrangentemente as reformas e impulsionar a modernização do sistema e capacidades de governança. Também ajudará a Sociedade da Cruz Vermelha da China em Pequim a atingir o objetivo de se tornar uma líder no país e uma organização de primeira classe no mundo.”

© Airbus Helicopters / Charles Abarr
© Airbus Helicopters / Charles Abarr

O helicóptero entregue é a versão EC135 P2e da família de aeronaves bimotores leves de asa rotativa da Airbus Helicopters e vem totalmente equipado com sistemas médicos da empresa Bucher – a mesma provedora de muitos operadores HEMS estabelecidos na Europa.

“O EC135 é uma referência para os operadores de HEMS no mundo todo, já que ele foi projetado através do conhecimento de médicos para o ramo de serviços e transportes médicos,” explicou Wolfgang Schoder, diretor executivo da Airbus Helicopters da Alemanha. “É a plataforma perfeita para dar o pontapé inicial nos esforços da China de aumentar os seus serviços de emergência médica aérea”.

Uma delegação de médicos do Centro 999 está atualmente passando por cursos de familiarização, em Augsbourg, sobre os equipamentos fornecidos pela Bucher, seguindo uma semana de introdução à HEMS na ADAC HEMS Academy, perto de Colônia. Paralelamente a isto, a Airbus Helicopters está fornecendo um treinamento em aeronaves de asa rotativa, organizando uma sensibilização para cooperação e estabelecendo relacionamentos e oficinas para os chineses com os principais operadores europeus de resgate aéreo, com o intuito de garantir um início suave e bem sucedido nas novas operações HEMS do país.

“O relaxamento do espaço aéreo de baixa altitude da China é um bom prognóstico para o desenvolvimento de operações HEMS, o que é muito necessário em um país com este porte populacional e geográfico,” disse Norbert Ducrot, presidente da Airbus Helicopters da China. “A iniciativa do Centro 999 de lançar este serviço público é altamente louvável e será bem valorizada pelos chineses.”

Além do EC135 P2e recebido pelo Centro 999, um segundo helicóptero será entregue no primeiro trimestre de 2015 e uma carta de intenção para o fornecimento de duas aeronaves de asa rotativa EC145 T2 também foi assinada por esta instituição pública.

A Airbus Helicopters é uma provedora líder de aeronaves de asa rotativa, possui uma quota no mercado mundial de mais de 60% no segmento HEMS – com o EC135 sendo um dos helicópteros de referência do setor juntamente com o EC145. Aproximadamente 25 porcento de todas as operações de emergência médica em todo o mundo são realizadas com o EC135. Um total de mais de 1.100 EC135 foram entregues em todo o mundo e mais de 500 destas aeronaves de asa rotativa estão em configurações HEMS.

O EC135 possui uma cabine ampla, desobstruída com um desempenho excelente, alcance e capacidade de carga útil – e é reconhecido por suas operações de baixo ruído. As amplas portas laterais corrediças e as portas traseiras tipo concha do helicóptero permitem um rápido embarque/desembarque dos pacientes – com segurança extra durante as operações em solo garantida pelo seu rotor de cauda envolto Fenestron.

Sobre a Airbus Helicopters
A Airbus Helicopters, antes Eurocopter, é uma divisão do grupo Airbus, pioneiro mundial em serviços relacionados à defesa e ao espaço aéreo. A Airbus Helicopters é a fabricante de helicópteros no. 1 do mundo e emprega mais de 23.000 pessoas em todo o mundo. Com 46 porcento da quota de mercado nos setores civis e parapúblicos, a frota em serviço da empresa inclui cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em aproximadamente 150 países. A presença internacional da Airbus Helicopters é marcada por seus centros de apoio ao cliente e participações em 21 países, e por sua rede mundial de centros de serviço, instalações para treinamento, distribuidores e agentes habilitados. A variedade de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters é a maior do mundo; suas aeronaves incluem um terço da frota mundial civil e parapública. A prioridade principal da empresa é garantir a operação segura de suas aeronaves para milhares de pessoas que voam mais de 3 milhões de horas por ano.

Fonte: Airbus Helicopters

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

um × 2 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários