- Anúncio -

Reino Unido – Princess Royal Hospital (PRH), em Telford, Inglaterra, lançou projeto piloto para transportar de helicóptero vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) para um centro hospitalar especializado em trombectomia.

A trombectomia mecânica é um procedimento cirúrgico com o objetivo de desobstruir e restaurar o fluxo sanguíneo arterial cerebral de pacientes com AVC agudo. Como o tratamento precisa ser realizado em curto espaço de tempo, estudos apontam que o transporte aeromédico reduz significativamente o tempo de transferência, podendo salvar a vida de quem se submete a uma trombectomia.

O Royal Stoke University Hospital foi o primeiro a fornecer um serviço de trombectomia mecânica 24 horas por dia, 7 dias por semana, no Reino Unido e seu administrador, a University Hospitals of North Midlands NHS Trust (UHNM) está na vanguarda do pioneirismo no procedimento em nível nacional.

Uma ambulância aérea no heliponto do Royal Stoke University Hospital. Crédito: Nigel Harniman Photography.

Hayley Flavell, Diretora de Enfermagem da Shrewsbury and Telford Hospital NHS Trust (SaTH), que administra o projeto, disse: “O número de pacientes sendo transferidos pode parecer pequeno, mas essa colaboração com nossos parceiros está fazendo muita diferença. Cada minuto conta para uma trombectomia e o transporte pela Midlands Air Ambulance Charity é muito mais rápido do que uma viagem por estrada.”

A Dra. Meena Srinivasan, Diretora Clínica de Serviços de AVC da SaTH, disse: “o tempo é essencial com uma trombectomia e, com esses casos sendo transferidos por ambulância aérea, os pacientes estão chegando lá mais rapidamente”.

O Dr. Mark Nash, Diretor Médico da Midlands Air Ambulance Charity e Anestesista Sênior da UHNM, disse: “além de atender rapidamente emergências médicas e grandes traumas, nosso serviço de emergência pré-hospitalar também realiza transferências hospitalares para fornecer aos pacientes acesso a tratamento especializado que pode não estar disponível no hospital de recepção inicial.

A Midlands Air Ambulance Charity realizou 17 transferências bem-sucedidas desde que o serviço foi lançado, sendo cinco delas para o centro de AVC hiperagudo do Royal Stoke University Hospital. O pedido inicial para a transferência vem através da regulação realizada pela West Midlands Ambulance Service (WMAS) e, em seguida, o helicóptero é acionado. Os traslados podem ocorrer sete dias por semana, entre 7h e 20h.

O Shrewsbury and Telford Hospital NHS Trust (SaTH) administra o PRH, a Midlands Air Ambulance Charity (MAAC) e a University Hospitals of North Midlands NHS Trust (UHNM).

Esse projeto já é executado com sucesso no Hereford County Hospital através do Wye Valley NHS Trust desde abril de 2022, que também foi lançado na University Hospital Coventry. Os pacientes desses Trusts estão sendo transferidos para o Hospital Queen Elizabeth, em Birmingham.

Foto: Midlands Air Ambulance Charity.
- Anúncio -