Apresentado o protótipo do helicóptero suiço Marenco SKYe SH09

A Marenco Swisshelicopter apresentou recentemente o primeiro protótipo de seu helicóptero leve SKYSH09 no Aeroporto de Mollis na Suíça. O voo inaugural está previsto para o início do próximo ano e a produção em série para 2015, disse a empresa.

Protótipo do helicóptero suiço Marenco SKYe SH09

Buscando o nicho de mercado das aeronaves monomotoras leves, o SH09 apresenta uma fuselagem de fibra de carbono, um rotor principal de cinco lâminas de baixa a vibração e uma turbina Honeywell HTS 900-2 com 1020-shp.

Um painel de instrumentos compacto e uma grande área com transparências proporcionam ao helicóptero uma visibilidade excepcional para a tripulação e os passageiros, disse Marenco. O helicóptero pode transportar até sete passageiros ou 1.500 kg de carga externa.

O peso máximo de decolagem do novo helicóptero  SH09 é de 2.530 kg com uma carga interna ou 2.800 kg com uma carga externa. Dados preliminares de desempenho inclui uma velocidade de cruzeiro de 140 kt, alcance de 430 NM e até cinco horas de autonomia.

Com seu novo helicóptero SKYSH 09, a Marenco espera oferecer uma alternativa mais moderna para as atuais opções de mercado para helicópteros leves monomotores, lembrando que o projeto do Eurocopter AS 350 remonta à década de 1970, enquanto que as aeronaves AgustaWestland AW 119 Koala e Eurocopter EC 130 foram introduzidos na década de 1990.

Veja mais fotos do protótipo:

Fonte: AIN.

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

três + 4 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários