Arcanjo 01 do CBM/SC realiza resgate em cachoeira

Santa Catarina – Acionados pelo Centro de Operações do Corpo de Bombeiros Militar – COBOM, no sábado (13/03), a guarnição do Arcanjo 01 deslocou até o município de Santo Amaro da Imperatriz, na localidade de Vargem do Braço, para atendimento de queda de nível em cachoeira.

Tratava-se de um ponto de difícil acesso, onde a aeronave teve que realizar descida em local restrito e a tripulação desembarcar em vôo de baixa altura sobre as pedras da cachoeira. O local onde se encontrava a vítima não permitia acesso direto, necessitando de apoio de um cabo de salvamento, pois tinha-se que atravessar a correnteza do leito da cachoeira.

A aeronave realizou nova descida, embarcando o Tripulante Operacional, permanecendo no local a equipe do SAMU. A aeronave retornou até um local onde encontrava-se a Guarnição do ASU 195 do Corpo de Bombeiros de Santo Amaro de Imperatriz, efetuando pouso.

No local a tripulação organizou todos os equipamentos necessários para o acesso a vítima e juntamente com 02 componentes da guarnição do ASU (Soldados BM Pain e Vilson), retornou ao local. A equipe desembarcou a baixa altura para o acesso e atendimento da vítima. A tripulação do ARCANJO, com o auxilio dos Bombeiros Militares de Santo Amaro, obteve acesso a vítima através do cabo de salvamento, atravessado de um lado a outro do leito do rio.

Reportagem RBSTV sobre o salvamento (clique e assista)

A vítima havia sofrido queda de uma altura aproximada de 10 metros, encontrando-se consciente e orientada, apresentando suspeita de lesão de coluna na região lombar. A Tripulação efetuou os primeiros socorros, conduzindo a vítima até um local seguro, onde foi ministrado a medicação, bem como aguardaram a aproximação do ARCANJO para o embarque da mesma.

A aeronave aproximou-se efetuando um vôo de baixa altura, e nesta condição, foi embarcada a vítima e a tripulação, deslocando-se em seguida até o heliponto do Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar em Florianópolis, entregando a vítima a Guarnição do ASU 103 que transladou a mesma até o Hospital Celso Ramos.

Sem a utilização da aeronave, estima-se que a vítima levaria umas 4 a 6 horas para ser resgatada, devido o local ser de dificílimo acesso. A tripulação do Arcanjo 01 nesse dia, era composta pelo Major BM Edupércio (Piloto), Tenente Coronel BM Rogério (Cmt Op. Aérea), Sargento BM Puttkammer (Tripulante Op.), Dr Ramom (Médico SAMU) e Keyla (Enfermeira SAMU).


Fonte: Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

Fonte: RBSTV


4 COMENTÁRIOS

  1. Eu tive o privilégio de estar a bordo do Arcanjo 01, na condição de COA e no assento do 2p, durante o antendimento da presente ocorrência. Onde pude atestar, acima de tudo, a perícia do comandante da aeronave, Major BM Edupércio Pratts, bem como de toda a tripulação operacional, na forma como controlou e conduziu a aeronave até o local da ocorrência. Uma ocorrência complexa e que exigiu todo o lastro profissional dos que lá se encontravam – Bombeiros e da equipe do SAMU.

  2. Parabéns a tripulação do Arcanjo-01 pelo excelente nível de adestramento operacional demonstrado em seus atendimentos emergenciais.

    A Sociedade Catarinense agradece e tenham sempre Bons e Seguros Vôos.

    Maj PM Ricardo

  3. Pessoal, eu tive a sorte de ser socorrido tão rapidamente por equipe de excelentes profissionais!
    Quero muito agradecer o Coronel BM militar (Rogerio) que durante todo o tempo me deixou calmo, o pessoal do samu(Dr. Ramom e a enfermeira Keyla que já me medicaram na cachoeira, me deixando sem qualquer dor! e o piloto e equipe que fizeram um excelente pouso para o resgate!
    Muito obrigado, estou vivo hoje, escrevendo isso 4 dias depois do acidente pela eficiência e comprometimento de vocês em salvar vidas!
    Wilson Cardoso

  4. Parabens a equipe que se dedicou a essa missão. Isso nos engradece como pessoas e traz a tona a satisfação de termos pessoas profissinais. E a toda equipe de SC

    Sgt PM Gomes
    Tripulante Operacional
    BRPAe Praia Grande

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

três × 1 =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários