Arcanjo 01 do CBM/SC resgata vítima de acidente náutico na Ilha do Campeche

Santa Catarina – No dia 31 de janeiro de 2010, a guarnição do “ARCANJO 01” (helicóptero do CBMSC) foi acionada para o atendimento de uma vítima de acidente náutico, na Ilha do Campeche.

Ela encontrava-se na areia recebendo atendimento dos guardas-vida civis da ilha. Apresentava-se consciente e orientada, com fratura exposta no membro inferior esquerdo (junto ao joelho) e hemorragia. Foi realizada a imobilização da fratura e os procedimentos médicos, sendo em seguida conduzida ao Hospital de Regional de São José.

Esta ocorrência seria atendida com um tempo resposta em torno de duas horas, considerando-se os deslocamentos necessários das equipe de socorro por terra e mar, e o trânsito até o Hospital Regional São José. No entanto, agora com o helicóptero, o fator positivo foi o tempo resposta da equipe, que gastou com 5 minutos com deslocamento até o local e posteriormente, mais 10 minutos até a Unidade Hospitalar, onde a vítima foi encaminhada para procedimentos cirúrgicos.

A equipe do ARCANJO 01 era integrada pelo Major BM Edupércio – Comandante da Aeronave, o Tenente Sandro – Comandante das operações aéras , o Sargento Puttkammer e o Soldado BM Rafael – Tripulantes Operacionais, e pelo Dr Daniel – do SAMU. Para acionar o Helicóptero, basta ligar para o telefone 193 – Emergência Corpo de Bombeiros.


Fonte: CCS do Cmdo Geral / GOA


4 COMENTÁRIOS

  1. O arcanjo 01 é regulado por quem?
    R- REGULAÇÃO MEDICA DO SAMU
    DE QUEM É O HELICÓPTERO ?
    BOMBEIROS COM PARCERIA COM O SAMU E QUEM DESTINA ELE PARA AS VAGAS NOS HOSPITAIS É O SAMU SENDO QUE O MÉDICO A BORDO É DO SAMU OS EQUIPAMENTOS DO SAMU
    A EMFERMEIRA DO SAMU .
    ENTAO VAMOS COMEÇAR A PRONUCIAR CORRETAMENTE
    ARCANJO 01 É O HELICÓPTERO DO SAMU COM OS BOMBEIROS

  2. Engraçado. Na foto, estou vendo um médico do SAMU e um monte de Bombeiros.

    Inclusive, são os Bombeiros que estão com a mão na massa, enquanto que o “médico do SAMU” fala em seu celular.

    Quando o SAMU tiver seu helicóptero, seu piloto, seu enfermeiro, seu hospital e seus equipamentos, aí sim o “Arcanjo” vai ser o helicóptero do SAMU. Até lá, o “Arcanjo” é dos Bombeiros, e que muito brilhantemente apoia no que for preciso o SAMU, inclusive com helicóptero.

    Para de inveja !

  3. Olá,

    A equipe de visitação da Ilha do Campeche, agradece de todo coração, o rápido atendimento, que o corpo de bombeiros prestou neste acidente.

    Nosso muito obrigado,

    Coordenação
    Equipe de Visitação
    Ilha do Campeche

  4. SAMU, Bombeiros, vcs acham que isso realmente interessa?
    o que interessa realmente é que a vítima foi muito bem atendida com rápidez do Arcanjo CBMSC, mais a integração com os Guarda-vidas,suporte médico do SAMU, e mais o Hospital a que foi deslocada essa vítima, pois de nada adiantaria esse belo resgate, esses orgãos deveriam sempre trabalhar dessa forma integrada, quem vcs acham que ganharia com isso tudo?

Escreva um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

dezoito + vinte =

Comentários que contrariem a lei, a honra e a intimidade serão moderados.

Comentários

comentários